Projetos beneficiam entidades que promovem cultura, proteção dos animais, combate às drogas e turismo Seis proposições que concedem o título de utilidade pública foram aprovados na sessão plenária desta terça-feira (20).

20/02/2024 17h14 | por Ana Luzia Mikos
Pauta de votações da sessão plenária desta terça-feira (27) contou com 10 itens.

Pauta de votações da sessão plenária desta terça-feira (27) contou com 10 itens.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Pauta de votações da sessão plenária desta terça-feira (27) contou com 10 itens.

Os deputados estaduais aprovaram uma série de projetos de lei para beneficiar entidades que atuam na promoção da cultura, proteção dos animais, combate às drogas e o turismo no Estado. As iniciativas tratam da concessão do título de utilidade pública e foram votadas na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná, desta terça-feira (20).

Duas proposições sobre o tema iniciaram a tramitação em Plenário. De autoria do deputado Marcio Pacheco (REP), o projeto de lei 940/2023 concede o título de utilidade pública à Sociedade Rural Comarca de Matelândia, com sede naquele município. Fundada em novembro de 2018, tem desempenhado, segundo o parlamentar, um papel significativo na sociedade local, realizando diversas iniciativas para melhorar a qualidade da pecuária e apoiar a comunidade.

Já o projeto de lei 994/2023, do deputado Requião Filho (PT), beneficia a Associação Movimento Independente pelos Animais (MIA), com sede no município de Piên. A finalidade é atuar na proteção aos animais, na tentativa de diminuir o índice de maus tratos e abandono dos pets.

Em segunda votação, foi aprovado o projeto de lei 774/2023, que concede o Título de Utilidade Pública à Associação dos Municípios do Vale do Ivaí Turismo, com sede em Apucarana. Assina a proposição o deputado Reichembach (PSD) para atender a entidade cujo objetivo é promover a regionalização do turismo, estimulando a criação, a consolidação e a difusão dos produtos e destinos turísticos, com vistas a atrair turistas, planejar atividades turísticas de forma sustentável e segura, com o envolvimento e a efetiva participação das comunidades nos benefícios advindos da atividade econômica.

Três dos projetos passaram em redação final e seguem para o crivo do Poder Executivo. Também do deputado Reichembach, o projeto de lei 739/2023, beneficia a Associação Santiago Pesca Esportiva, com sede no município de Rio Bonito do Iguaçu. A entidade tem por objetivos contribuir com as atividades de pesquisa, extensão e defesa da atividade de pesca esportiva, incentivando a modalidade com o intuito de promover o crescimento turístico dos municípios lindeiros ao lago da represa de Salto Santiago, através da conscientização dos ribeirinhos sobre os benefícios do turismo.

Assinada pelo deputado Marcio Pacheco (REP), a proposta 515/2023 confere o título de utilidade pública ao Centro de Ação Social do Nazareno, em Curitiba. A entidade o atende mulheres em tratamento contra o vício em drogas.

Já o projeto 918/2023 concede o título à Associação dos Rimadores Contraste Social, de Curitiba. Segundo a autora, deputada Ana Júlia (PT), a entidade desempenha relevante atividade de interesse público visando difundir e incentivar a cultura da poesia, hip-hop, samba, da dança e do grafite, através de seus eventos e palestras.

Também desenvolve atividades voltadas para mulheres e crianças, busca a promoção da igualdade racial, promove palestras de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis (IST) e ao uso de drogas, “o que demonstra o seu importante papel social, vez que desenvolve atividades voltadas principalmente para uma parcela vulnerável da população local”.

Futebol

Os parlamentares também aprovaram uma homenagem Alessandro Mori Nunes. O projeto de lei 984/2023 concede ao ex-jogador o Título de Cidadão Benemérito do Estado do Paraná.

“Alessandro Nunes foi um exemplo como jogador. Levantou duas taças históricas do Corinthians, como capitão dos títulos da Libertadores e do Mundial (2012)”, justificou o autor, deputado Marcel Micheletto (PL).

O homenageado nasceu em Assis Chateaubriand, em 1979. Dedicado aos esportes desde pequeno, Alessandro Nunes foi revelado como jogador nas divisões de base da cidade. Foi transferido para o Flamengo e passou por times como Palmeiras, Dínamo de Kiev, Cruzeiro, Grêmio, Santos e Corinthians, onde hoje atua como gerente do departamento de futebol.

Mais projetos

Em segundo turno de votação avançou o projeto de lei 151/2022, do deputado Douglas Fabrico (CID), que anexa a proposta 188/2022, assinada pelo deputado Professor Lemos (PT), e denomina de Luiz Augusto Boroto o viaduto no KM 236 + 800m, da BR 163, no município de Toledo.

Já o projeto de lei 679/2023, dos deputados Alexandre Curi e Artagão Junior, ambos do PSD, que concede o título de Capital do Pinhão ao município de Inácio Martins, segue para sanção ou veto governamental. O texto foi votado em segundo turno e recebeu dispensa de redação final.

Veto

Os deputados aprovaram o veto do Executivo ao projeto de lei 316/2023, que institui e autoriza a emissão de Carteira Estadual de Identificação da Pessoa com Epilepsia (CEIPE), proposto pelo deputado Doutor Antenor (PT).

O líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD), justificou que um erro de tramitação prejudicou o projeto e houve acordo para uma nova iniciativa sobre o tema ser protocolada.

Transmissão

Os deputados voltam a se reunir nesta quarta-feira (21) e a sessão plenária terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 9h30, por meio do canal 10.2, em TV aberta, e no canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do Youtube do Legislativo.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação