Projetos do deputado Anibelli Neto (MDB) destacam o legado da devoção a Nossa Senhora do Rocio no Paraná

06/11/2023 17h10 | por Assessoria Parlamentar
A Procissão Solene em homenagem a Nossa Senhora do Rosário do Rocio, realizada anualmente em Paranaguá, cidade-mãe e berço da população paranaense, reúne cerca de 200 mil romeiros.

A Procissão Solene em homenagem a Nossa Senhora do Rosário do Rocio, realizada anualmente em Paranaguá, cidade-mãe e berço da população paranaense, reúne cerca de 200 mil romeiros.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

A Procissão Solene em homenagem a Nossa Senhora do Rosário do Rocio, realizada anualmente em Paranaguá, cidade-mãe e berço da população paranaense, reúne cerca de 200 mil romeiros.

Na Assembleia Legislativa do Paraná, tramita o projeto de lei 896/2023, apresentado pelo deputado Anibelli Neto (MDB), que visa instituir o dia 15 de novembro como a Data Magna do Estado do Paraná, em homenagem a Nossa Senhora do Rocio, a Padroeira do Estado. A devoção à Nossa Senhora do Rocio no Paraná começou no século XVII e foi oficialmente reconhecida como Padroeira do Estado em 1977 pelo Papa Paulo VI, estabelecendo uma tradição que perdura há mais de 400 anos.

Diante da rica história da devoção a Nossa Senhora do Rocio no Paraná, o projeto de lei do deputado Anibelli Neto busca oficializar o dia 15 de novembro como a Data Magna do Estado, celebrando a Padroeira do Paraná. O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, localizado em Paranaguá, tem sido o epicentro dessa devoção por séculos, e a 210ª Festa Estadual da Padroeira do Paraná marca o início das comemorações do Jubileu de Ouro, celebrando os 50 anos da designação oficial da Virgem do Divino Orvalho como a padroeira oficial do Estado, concedida pelo Vaticano em 1977, sob o pontificado do Papa Paulo VI.

A iniciativa proposta pelo deputado Anibelli Neto visa consolidar e confirmar, pelos Poderes Públicos, a relevância histórica e religiosa de Nossa Senhora do Rocio, perpetuando sua importância no patrimônio cultural e espiritual do povo paranaense.

Procissão Solene em homenagem a Nossa Senhora do Rosário do Rocio

O deputado Anibelli Neto também é autor do projeto de lei 895/2023 apresentado com o intuito de declarar a Procissão Solene em homenagem a Nossa Senhora do Rosário do Rocio, do Município de Paranaguá, como Patrimônio de Natureza Cultural e Imaterial do Estado do Paraná. Esta iniciativa ganha destaque especial este ano, marcando a 210ª edição da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, considerada a maior festa religiosa do Sul do Brasil.

A Procissão Solene em homenagem a Nossa Senhora do Rosário do Rocio, realizada anualmente em Paranaguá, cidade-mãe e berço da população paranaense, reúne cerca de 200 mil romeiros. Este evento de fé e devoção à Santa é considerado a segunda maior procissão do Brasil, sendo superada apenas pelo Círio de Nazaré, em Belém do Pará.

Neste ano, com o tema “meu espírito se alegra em Deus” (Lc. 1,47) a festa acontece do dia 04 a 19 de novembro e contará com toda a programação tradicional com parques, shows nacionais, barracas do Mercado Persa e de produtos alimentícios, além das procissões ciclísticas, motorizada, moto romaria, marítima, cavalgada, procissão das crianças e as procissões solenes de ida e retorno.

Para o deputado Anibelli Neto, a Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio não só fortalece a fé dos participantes, mas também tem um impacto significativo na economia local. "As atividades turístico-religiosas contribuem para o desenvolvimento da região, gerando empregos e renda para a comunidade", destacou.

"Devido à importância cultural, religiosa e econômica da Procissão Solene em homenagem a Nossa Senhora do Rosário do Rocio, a declaração da procissão como Patrimônio Cultural e Imaterial do Paraná não apenas reconhecerá a tradição e devoção do povo paranaense, mas também preservará a memória e a identidade desta celebração religiosa significativa, conforme previsto no Decreto Estadual nº 4841, de 2016, que instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial no estado", explicou Anibelli Neto.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação