Projetos que Beneficiam Estudantes Recebem Pareceres Favoráveis da Comissão de Educação

30/05/2011 16h13 | por Nádia Fontana - Foto: Maria de Freitas

Créditos: Nádia Fontana - Foto: Maria de Freitas

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira (30) reunião para debater três projetos de lei que tramitam na Casa. Foram analisados e aprovados os projetos de nº 39/11, de autoria dos deputados Ney Leprevost (PP) e Pedro Lupion (DEM), estabelecendo a política estadual de apoio ao ensino sobre cooperativismo; de nº 60/11, do deputado Nereu Moura (PMDB), que assegura à pessoa com deficiência física, mental e sensorial, prioridade de vaga em escola pública próxima de residência; e de Stephanes Junior (PMDB), projeto nº 64/11, instituindo os jogos paraesportivos do Paraná. “A medida vai auxiliar no deslocamento do estudante com deficiência, bem como evitará que muitos abandonem a escola”, afirmou o deputado Pastor Edson Praczyk (PRB), ao relatar o parecer favorável ao projeto nº 60/11.
Na opinião do parlamentar, a proposta está em sintonia com a Constituição, que defende o zelo pelos interesses das crianças e adolescentes.      Também o deputado Rasca Rodrigues (PV), apresentou parecer favorável ao projeto que relatou – o de nº 39/11. “Ao incentivar o ensino de práticas de cooperativismo estamos estimulando a criação de uma consciência democrática entre os jovens”, frisou.
 Recebeu, igualmente, apoio unânime da Comissão, o projeto nº 64/11. Para o relator da matéria, Professor Lemos, é importante o estímulo à prática de esportes, integrando os deficientes: “O projeto tem um caráter inclusivo, além de estimular a saúde física e mental”. Na avaliação de Anibelli Neto (PMDB), a implantação dos jogos paraesportivos abre a oportunidade para que novos talentos sejam revelados. “Quero parabenizar o autor por dar essa oportunidade aos jovens paranaenses que terão, numa competição desta magnitude, a possibilidade de superar seus limites”, sublinhou.        
Estágios - Durante a reunião, o deputado Evandro Júnior (PSDB), presidente da Comissão de Educação, apresentou um breve relato das ações desenvolvidas e anunciou reivindicações encaminhadas à Secretaria de Estado da Educação. “Já conversamos com o secretário Flávio Arns sobre nosso interesse em discutir as ações que o Governo está desenvolvendo na área da educação. Inclusive, informamos que esperamos contar com a presença do secretário nestas discussões”, informou. 
 Conforme o Professor Lemos, que participou dessas reuniões com o Governo do Estado, um grande exemplo desse entendimento é o pedido que a Comissão fez em relação à questão das assinaturas dos convênios para estágios de estudantes. “Diante da situação que apresentamos o Governo decidiu delegar aos diretores dos estabelecimentos de ensino a assinatura desses convênios, agilizando o processo. Ainda nesta semana será assinada uma medida formalizando essa mudança, desburocratizando o processo”, explicou. Anteriormente, a realização de todos os estágios dependia da assinatura do governador Beto Richa.
Integram a Comissão de Educação do Legislativo os seguintes parlamentares: Osmar Bertoldi (DEM – licenciado); Evandro Junior (PSDB); Antonio Anibelli Neto (PMDB); Luiz Eduardo Cheida (PMDB); Pastor Edson Praczyk (PRB); Professor Lemos (PT); e Rasca Rodrigues (PV).

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação