Quarteto de cordas encanta o público em mais uma edição do projeto "Comunicação & Arte na Alep" Servidores e visitantes deixam o estresse da rotina de lado para curtir a boa música.

25/09/2019 12h30 | por Kharina Guimarães

Quarteto de cordas formado pela professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Consuelo Froehner, e três acadêmicos do Curso Superior de Instrumento, foi a atração do Comunicação & Arte na Alep desta quarta-feira (25).Créditos: Kleyton Presidente/Alep

Quarteto de cordas formado pela professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Consuelo Froehner, e três acadêmicos do Curso Superior de Instrumento, foi a atração do Comunicação & Arte na Alep desta quarta-feira (25).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Os acordes do violino ainda na passagem do som despertaram na memória de Juarez Villela Filho boas lembranças. “É muito tocante, por que eu fiz parte de um grupo folclórico de dança polonesa e o violino me traz essa lembrança muito boa. A gente ficava na coxia e quando tocava o violino era o sinal de que iria começar”. Juarez que é diretor de Assistência ao Plenário na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) foi um dos muitos servidores que se juntaram aos visitantes da Casa para apreciar a apresentação do “Comunicação & Arte na Alep” desta quarta-feira (25).

A música hoje ficou por conta do quarteto de cordas formado pela professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Consuelo Froehner, e três acadêmicos do Curso Superior de Instrumento. No repertório, clássicos de Bach e a Ópera Dueto das Flores e uma interpretação moderna de The Entertainer, de Scott Joplin. Tocar na Assembleia foi uma estreia para Consuelo, que destacou a importância da abertura do espaço e também elogiou o público. “Existem músicas de todos os tipos e as pessoas têm a tendência de gostar só de um tipo. Precisamos preservar a música erudita, clássica que é muito importante para contar o nosso passado, sem deixar de tocar as músicas modernas. Hoje, as pessoas foram muito receptivas e realmente apreciaram a música”.

Para os músicos acadêmicos, o projeto é uma vitrine para o trabalho deles e também faz da música algo mais acessível a toda a população. “É muito bom ver a nossa música ser valorizada”, afirmou a violoncelista Bianca Devai. “É muito bacana, porque as pessoas veem o nosso trabalho e o que a gente está estudando”, ressalta o violista Mário Batista, que sonha cursar um mestrado e tocar em orquestra. Para o violinista Leandro Mascarenhas, o projeto “torna a música mais acessível às pessoas e também as aproxima”.

Emerson de Oliveira, químico, foi surpreendido pela apresentação depois de cumprir um compromisso na Assembleia e não resistiu à música. “Dá um ar diferente, sai da formalidade, distrai e é relaxante. Na correria, parar um pouco para apreciar uma música que não é habitual do nosso dia a dia como as músicas clássicas é muito bom”.

O projeto “Comunicação e Arte na Alep” é uma iniciativa da Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa para proporcionar aos servidores, visitantes e deputados um momento de distanciamento do estresse do dia a dia com a ajuda da cultura e também valorizar os músicos e a música paranaense. “Fica o convite para que os servidores venham prestigiar esses artistas maravilhosos e valorizar a música local”, ressaltou Kátia Chagas, diretora de Comunicação.

As apresentações acontecem às quartas-feiras, às 10h, no café do prédio Tancredo Neves, onde ficam os gabinetes dos deputados. Tudo é registrado pela TV Assembleia e dá origem ao “Programa Comunicação & Arte” que vai ao ar no canal 16, na NET, na Rede Mercosul, canal aberto 21 e também no YouTube.