Acontece nesta quinta-feira (19), das 15 às 18 horas, na Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico, em Curitiba, uma Feira de Agroecológicos que reunirá a produção de agricultores familiares da Região Metropolitana como parte das comemorações da Semana Estadual da Nutrição e Alimentação Saudável, promovida pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Na segunda-feira (16) a sessão plenária foi aberta com uma palestra sobre o tema e, na terça-feira (17), aconteceu também uma audiência pública sobre “Alimentação Escolar: Nutrição e Saúde”.
“Com estas atividades, queremos chamar a atenção da sociedade para a importância da segurança alimentar como forma de garantir uma alimentação adequada”, afirmou o deputado Delegado Rubens Recalcatti (PSD), em discurso de abertura da Semana, representando o grupo de parlamentares proponentes e organizadores do evento. São eles os deputados Péricles de Mello (PT), Nelson Luersen (PDT), Dr. Baptista (PMN), Professor Lemos (PT), Rasca Rodrigues (PV) e Nereu Moura (PMDB).
Para Rubens Recalcatti, a segurança alimentar deve ser enfrentada como uma prevenção da segurança pública. “A violência alimentar, como a fome, a desnutrição ou a mera má alimentação, é um canal para futuras violências”, afirmou o parlamentar. Segundo ele, entende-se como segurança alimentar o direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais.
Foi promovido também nesta quarta-feira (18) um ato inter-religioso para refletir sobre a importância da nutrição e o combate à insegurança alimentar, no Espaço Ecumênico da Alep. As atividades da Assembleia relativas à Semana da Nutrição e Alimentação Saudável se encerram na sexta-feira (20), com almoço preparado com produtos de aproveitamento, no Restaurante do Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército, no Centro Cívico.