Relatório destaca ações da Comissão de Cultura perante crise da pandemia

20/07/2020 18h28 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Delegado Recalcatti (PSD), presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná.

Deputado Delegado Recalcatti (PSD), presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Delegado Recalcatti (PSD), presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná.

O presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa, deputado Delegado Recalcatti (PSD), protocolou na semana passada o Relatório de Atividades do primeiro semestre de 2020, período marcado pela grave crise provocada pela pandemia da Covid-19 sobre a produção artística e cultural. “Não é exagero dizer que a cultura do país sofreu um apagão”, avalia o relatório que, mesmo assim, apresenta avanços nos trabalhos da Comissão voltados para o enfrentamento dessa situação.

“Mesmo diante desse contexto, a Comissão de Cultura encerra as atividades do primeiro semestre com saldo positivo por ter consolidado a atuação do Parlamento paranaense no papel de legislador e fiscalizador das políticas públicas para o setor”, esclarece. Além de promover avanços na Legislação para a execução de políticas públicas, os parlamentares desenvolveram forte apoio aos programas emergenciais voltados para a classe artística, trabalhadores e produtores do setor.

“Se ao longo de 2019 foi realizada uma aproximação com a classe e fortalecido o debate sobre a Cultura, nestes últimos seis meses a Comissão de Cultura participou diretamente na construção de soluções para problemas estruturais e específicos”, informa. O Relatório destaca a aprovação em abril da Lei que criou o Sistema Estadual de Cultura do Paraná (SEC-PR), que prevê a organização, de forma integrada e sistêmica, das diversas instâncias e instrumentos legais voltados para a Cultura e a produção artística.

“A Comissão de Cultura trabalhou durante meses para a aprovação da proposta, que era muito aguardada por artistas, produtores e gestores”, disse Delegado Recalcatti. Integrado agora ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), o Estado passa a viabilizar a participação em editais de programas federais garantindo a transferência de recursos fundo a fundo. Para Delegado Recalcatti, é importante que, nos próximos meses, haja forte estímulo para a criação dos Sistemas Municipais de Cultura em todo o Paraná.

O relatório destaca o constante diálogo com a atual administração estadual no sentido de fortalecer o setor cultural perante a pandemia, com o lançamento em maio de um pacote de medidas emergenciais que prevê diversas ações para movimentar e dar visibilidade à produção paranaense. Outra ação foi a de mobilizar a bancada federal pela aprovação da Lei de Emergência Cultural, a Lei Aldir Blanc, e o pedido de sanção imediata encaminhado ao presidente da República.

Em apoio aos trabalhadores da Cultura, a Comissão abraçou o projeto de criação da “Casa dos Artistas” do Paraná, que vai acolher artistas idosos em final de carreira e que necessitam de atenção especial. A Comissão também recebeu prefeitos, secretários e diretores municipais de Cultura para tratar de demandas regionais. Na Assembleia Legislativa, foram apreciados, votados e aprovados na Comissão de Cultura treze Projetos de Lei, de autoria dos deputados estaduais.

O Relatório destaca a posse em maio passado dos novos membros do Conselho Estadual de Cultura, que aconteceu de forma virtual, com a eleição do secretário da Comunicação Social e da Cultura, João Evaristo Debiasi, presidente do Consec. A Comissão de Cultura é composta pelos deputados Delegado Recalcatti (PSD), presidente; Tadeu Veneri (PT), vice-presidente; Galo (PODE); Boca Aberta Jr (PROS); Rodrigo Estacho (PV); Goura (PDT); e Mabel Canto (PSC), todos membros titulares.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação