Representantes da Câmara Municipal de Novo Hamburgo conhecem modelo de gestão da Assembleia

13/02/2014 16h42 | por Rodrigo Rossi
Deputado Wilson Quinteiro (PSB).

Deputado Wilson Quinteiro (PSB).Créditos: Sandro Nascimento (Alep/ crédito obrigatório)

Deputado Wilson Quinteiro (PSB).
O modelo de gestão da Assembleia Legislativa motivou a visita de uma comitiva formada pelo presidente da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, vereador Naasom Luciano (PT), pelos diretores geral, financeiro e de tecnologia de informação da Câmara gaúcha, nesta quinta-feira (13). Eles vieram até Curitiba para conhecer as mudanças implantadas no Legislativo paranaense, desde 2011, e ficaram surpresos com os avanços promovidos pela Comissão Executiva.

“Morei em Curitiba por um período. E aqui sempre tive boas referências de gestão pública. Aí soubemos das transformações feitas na Assembleia, desde o processo de modernização, de organização e da estrutura de administração, e viemos para conferir o que foi feito, com o objetivo de implantarmos, dentro da nossa realidade, na Câmara de Novo Hamburgo. Foi muito produtiva esta visita”, disse o vereador petista.

Os visitantes foram recepcionados pelo 1º secretário da Assembleia, deputado Plauto Miró (DEM), pelo diretor geral, Roberto Costa Curta, e pelos demais diretores da Casa. “Apresentamos o nosso sistema de gestão, que passa por diversas fases, desde a questão da tecnologia da informação, facilitando a transparência, até as medidas de austeridade que adotamos, sob o comando do presidente Valdir Rossoni. Esta visita mostra mais uma vez que a Assembleia do Paraná vem sendo referência para outros estados”, avaliou o diretor geral.

Referência
– A Assembleia Legislativa do Paraná vem sendo procurada por diversas câmaras municipais e assembleias legislativas do país, interessadas em conhecer as novas práticas administrativas da Casa. É o caso recente das assembleias do Espírito Santo e do Mato Grosso, que procuraram informações sobre o modelo de comunicação implantado na Casa desde 2011, além de dados sobre o processo de gestão interna.

O próprio jornal Zero Hora, de Porto Alegre, publicou reportagem com um levantamento nacional em 20 de maio de 2013, apontando o Legislativo paranaense como um dos três mais transparentes do país, ao lado de Minas Gerais e de Santa Catarina. A reportagem da imprensa gaúcha considerou as informações disponibilizadas no Portal da Transparência da Assembleia, e também baseou sua pesquisa na agilidade das respostas obtidas a partir de consulta solicitada diretamente por meio do site, em caso de dados institucionais complementares.

Ouça o Podcast relacionado