Requião Atende Pedido do Deputado Bührer e Entrega Equipamentos Hospitalares Em Tijucas do Sul

04/08/2005 11h59 | por
O pedido feito pelo deputado Francisco Bührer (PSDB), que vai beneficiar milhares de pessoas que precisam da assistência hospitalar, foi atendido pelo Governo do Estado Roberto Requião, da qual esteve na última segunda-feira ( 01/08) com o parlamentar no município de Tijucas do Sul entregando equipamentos para melhorar o atendimento da população que utiliza o Hospital Nossa Senhora das Dores. Atualmente o hospital possui 21 leitos e é o único com atendimento público no município, responde por 700 internamentos por ano e é responsável pelo atendimento da maioria da população de Tijucas do Sul, estimada em pouco mais de 13 mil habitantes. Na ocasião, foram repassados um eletrocariógrafo, monitor cardíaco, respirador cirúrgico, oxímetro de pulso, desfibriladores, um secador rotativo e um carrinho para transporte de roupa suja. Os equipamentos custaram pouco mais de R$ 44 mil e foram pagos com recursos da Secretaria da Saúde. “Cerca de 90% da população de Tijucas é formada por pequenos agricultores que não têm condições de pagar um plano de saúde. Esses equipamentos vão significar uma substancial melhora no atendimento dos pacientes porque permitem aos médicos exames mais precisos.”,explicou Requião. Essa foi a segunda visita do governador ao município nos últimos dez dias. Na semana passada, Requião esteve na região ,também a pedido do deputado Bührer, para ver os estragos causados por uma tempestade de granizo e anunciar a recuperação das escolas e a distribuição de 36 mil telhadas para atender as famílias mais pobres. O médico e diretor-clínico do hospital, Ernesto Carlos Castro, explicou que os equipamentos permitirão diagnosticar com exatidão os problemas cardíacos dos pacientes. “Outro problema que acaba é com as roupas usadas no hospital. Tijucas está numa região muito úmida e a falta de um secador causas sérios riscos no atendimento”, explicou. Para o deputado Francisco Bührer a atenção dada a Tijucas do Sul foi providencial. “ Saúde deve estar em primeiro lugar, não é nem uma questão política e sim uma questão de direito básico do cidadão. Só quem conhece o dia-a-dia da realidade tijuquense sabe o drama dessas pessoas”, afirmou Bührer. Segundo ele, a atual administração do prefeito Oni Jr, vem desenvolvem um excelente trabalho principalmente na área da saúde municipal e agora com o repasse destes equipamentos o hospital poderá melhorar significativamente seu atendimento, além disso, outro ponto importante na incremendação da saúde em Tijucas do Sul é a contrapartida na saúde são-joseense. “ Com os serviços que serão disponibilizados no hospital de Tijucas do Sul há uma tendência de aliviar o movimento nos hospitais de São José dos Pinhais, já que a população tijuquense era obrigada a ir buscar o atendimento em outra cidade”, lembrou o deputado estadual. Elogiado pelo governador Requião, Bührer destacou a importância da parceria em prol da cidade. “ Eu havia feito o pedido para Tijucas do Sul e o governador Requião atendeu esse pedido com a urgência que necessitávamos tendo em vista a necessidade imediata da população”, conclui Bührer.