Reunião de Comissão tem debates sobre fechamento de entidade, corte etário e perícias

16/10/2017 16h09 | por Cláudia Ribeiro
Podcast
(Descrição do áudio))

O projeto em pauta na reunião da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa desta segunda-feira (16), realizada no começo da tarde no auditório legislativo, do deputado Francisco Buhrer (PSDB), que inclui entidades da área de educação como beneficiárias das doações do programa do Governo, Nota Paraná, foi aprovado. Mas a reunião  foi além  das votações. Com a presença da secretária ao de Educação, Ana Seres Trento Comin, de representantes do Conselho Estadual de Educação, do sindicato que representa os professores e de familiares de alunos do Centro Epheta, instituição que é mantida por freiras e ensina surdos a falar, depois de receberem implante, os deputados  ouviram dos participantes do encontro, como está  a situação do local, que  corre o risco de fechar as portas; o problema das perícias de servidores da educação, que não estariam em condições de voltar às salas de aula e estão sendo obrigados e também a questão do corte etário nas escolas da rede pública do  Paraná. A denúncia que chegou aos deputados, foi de que os Núcleos Regionais de Educação entendem, cada qual a sua maneira, o ano certo de matricular o aluno no ensino fundamental. Nesse caso, foi sugerido que a Assembleia elabore um projeto de lei para que não surjam mais ações na justiça questionando qual  a idade certa para que os alunos sejam matriculados, como destacou o  presidente do Conselho Estadual  de Educação, Oscar Alves.

(Sonora)

 O presidente da Comissão, deputado Hussein Bakri (PSD), disse que a reunião foi produtiva e que os temas mais delicados tratados deverão continuar a ser debatidos.

(Sonora)

O caso da instituição Epheta gerou polêmica, porque os familiares querem uma resposta do Governo do Estado, mas a secretária de Educação diz que será preciso aguardar o fim do ano e ainda, que a  escola é mantida por freiras católicas, que anunciaram  o fechamento, por problemas financeiros. Mas Ana Séres Comin se comprometeu a aprofundar as discussões em torno deste e de cada um dos temas abordados durante a reunião.

(Sonora)

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação