Dentro das atividades que marcaram o “II Seminário da Escola do Legislativo – Poder Legislativo e Democracia Contemporânea”, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no início da tarde desta quinta-feira (10) aconteceu o lançamento da Revista do Legislativo Paranaense, uma publicação que reúne artigos acadêmicos que exploram temas atuais e apresentam diferentes abordagens sobre o Poder Legislativo, selecionados após o “I Seminário da Escola do Legislativo”, realizado em maio do ano passado. Para o diretor da Escola do Legislativo e diretor legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi, a revista é mais uma conquista para a Assembleia e a para a população acadêmica.
(Sonora)
Entre os artigos que compõem a revista, estão pesquisas sobre o papel dos websites dos parlamentos brasileiros como instrumentos de educação e informação; sobre a presença das mulheres nos parlamentos e sobre um projeto pioneiro que acontece no município de Palmeira, nos Campos gerais chamado Parlamento Jovem, que estimula nos estudantes o interesse pela política e e pela cidadania.
A revista com esse tipo de conteúdo é inédita no Paraná e significa mais uma forma de aproximação entre a Assembleia Legislativa e a sociedade. Ela foi produzida pela Escola do Legislativo com o apoio da Diretoria de Comunicação da Casa, como a primeira de uma série de revistas que pretendem divulgar os trabalhos de professores e de estudantes paranaenses. Para a aproxima edição, deve constar, por exemplo, o artigo apresentado pelo cientista político recém graduado, Diogo Tavares, selecionado para falar da pesquisa que fez sobre a relação entre Executivo e Legislativo no Paraná na 17ª Legislatura.
(Sonora)
Os organizadores da revista foram Eduardo Soncini Miranda, Leonardo Caetano Rocha e Roberta Picussa, que é a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.