Romanelli Cumprimenta Novo Comitê de Bacias No Norte Pioneiro

01/04/2008 10h15 | por Zé Beto Maciel / Luiz Filho / Daniel Abreu / h2foz@hotmail.com - contato@luizromanelli.com.br - daniel@luizromanelli.com.br / 41 9648-1104 - 9241-2401
O líder do governo na Assembléia legislativa, Luiz Claudio Romanelli (PMDB) cumprimentou nesta segunda-feira (31) do novo Comitê de Bacias do Norte Pioneiro. “A união da sociedade civil com o poder público vai garantir o acesso á água de qualidade pelas gerações futuras dos 42 municípios que compõe as bacias da região”, disse Romanelli. Durante encontro realizado em Santo Antônio da Platina foram discutidas as bases para a implantação do comitê compostos pelos mananciais dos rios Cinzas, Itararé, Paranapanema I e II. A participação popular, segundo Romanelli, nas decisões políticas hoje é uma realidade no Paraná. “Na questão do direito á água é muito importante termos o controle social, para evitarmos que a água se torne um produto de mercado, que alguém se aproprie e tente restringir seu acesso”, afirmou. A mesa provisória é formada por representantes da Sanepar, da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro), Emater, prefeituras de Ribeirão Claro, Tomazina e Santo Antônio da Platina, além de entidades ligadas ao meio ambiente. A mesa é a responsável pela organizaão e instalação definitiva do comitê e vai definir o estatuto, a composição da entidade e formas de escolha dos representantes. Durante o encontro, os participantes conheceram experiências de dois comitês que já estão funcionando: o da Bacia do Rio Tibagi e o da Bacia do Alto Paranapanema (SP). Segundo o presidente da mesa diretora provisória, Alfredo Braz da Costa Alemão, essas experiências vão ajudar na formação efetiva do Comitê no Norte Pioneiro, o que deve ocorrer em seis meses. “Vamos aumentar nossa mobilização”. APOIO - O Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Cinzas, Itararé, Paranapanema I e II abrange 42 municípios. A formação do Comitê entrou na pauta de reunião dos prefeitos da Amunorpi, em Joaquim Távora. A proposta da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, disse Romamelli, é apoiar o desenvolvimento dos comitês de bacias hidrográficas em todo o Paraná. A política de recursos hídricos no Estado adota as bacias hidrográficas como unidade de planejamento, com a gestão integrada. O Paraná conta com 16 bacias hidrográficas. A meta é que até 2010 estejam formados todos os comitês de gestão das bacias, a fim de possibilitar a atuação conjunta entre o governo do Estado, prefeituras e demais organizações para o uso e conservação dos recursos naturais de cada bacia. (Com informações da Agência Estadual de Notícias)