Deputado Romanelli (PSD) diz que população deve participar do planejamento público

25/05/2023 19h00 | por Assessoria Parlamentar

O evento foi realizado em Castro, em parceria com a Secretaria Estadual do Planejamento.Créditos: Divulgação

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), presidente da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa, participou nesta quinta-feira, 25, do primeiro encontro regional de debater do planejamento de ações e investimentos do Estado no médio e longo prazos. O evento foi realizado em Castro, em parceria com a Secretaria Estadual do Planejamento.

Segundo Romanelli, a participação da sociedade na elaboração dos planos do poder público é essencial para acelerar o desenvolvimento socioeconômico e realizar investimentos que atendam as demandas regionais. “O planejamento público precisa da participação do povo. Com dinheiro público não podemos errar”, ressaltou ele. “Temos um movimento na Assembleia para aproximar o legislativo da população”.

No encontro que reuniu prefeitos, vereadores e lideranças dos Campos Gerais, Romanelli falou sobre a elaboração do projeto de lei do Plano Plurianual do Estado (PPA), que deve chegar na Assembleia Legislativa no segundo semestre deste ano, com metas e objetivos para o período de 2024 a 2027. “Este debate regional enriquece a atividade política. É um marco histórico do atual governo, que está envolvendo a sociedade na construção do futuro do Paraná”, pontuou.

Romanelli enalteceu o trabalho realizado pelo governador Ratinho Junior (PSD) e pelo secretário Guto Silva, do Planejamento, para deixar um legado administrativo ao promover um debate sobre para onde vai o Paraná nos próximos 20 anos ou 30 anos. “Aqui estamos desenhando os caminhos do nosso Estado porque para quem não sabe onde vai qualquer caminho serve”, afirmou. “O PPA serve de bússola e de mapa”.

Além do processo de formulação do PPA, explicado por Romanelli, o secretário Guto Silva e a equipe da Secretaria do Planejamento apresentaram iniciativas com a Rede399 e Paraná Produtivo, que são instrumentos do Estado para fomentar o desenvolvimento dos municípios e das regiões paranaenses.