Romanelli: Novo Aeroporto de Siqueira Campos Já Impulsiona Turismo e Economia

01/04/2008 13h33 | por Zé Beto Maciel / Luiz Filho / Daniel Abreu / h2foz@hotmail.com - contato@luizromanelli.com.br - daniel@luizromanelli.com.br / 41 9648-1104 - 9241-2401
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembléia, destacou nesta segunda-feira (31) a entrega da reforma do aeroporto de Siqueira Campos, na região do Norte Pioneiro. “Toda a região de Siqueira está sendo beneficiada com a entrega dessa importante obra, que vai garantir a infra-estrutura necessária para o desenvolvimento de diversos municípios próximos ao novo aeroporto”, disse Romanelli. Ao todo, o Governo do Paraná aplicou R$ 161 mil na melhoria da pista e do pátio das aeronaves. O prefeito Luiz Antonio Liechocki (PMDB) deu como exemplo a realização da 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross para demonstrar a importância da presença do aeroporto na região. “No primeiro fim-de-semana de funcionamento do aeroporto tivemos nove pousos e decolagens, todos relacionadas à realização do evento. Foram mais de 40 mil pessoas que passaram por Siqueira, movimentando o comércio e o setor de serviços da cidade. Para se ter uma idéia, em um raio de 70 quilômetros não havia vagas disponíveis em hotéis da região. Esse sucesso só foi alcançado graças à reforma do aeroporto, conseguida com o apoio do deputado Romanelli”, destacou Liechocki. O aeroporto é um dos poucos aeroportos pavimentados na região. As obras incluíram a recuperação da pista de pousos e decolagens e do pátio das aeronaves. Também foi refeita a sinalização horizontal (pintura de faixas). Romanelli ressalta também que além de servir as indústrias já existentes de toda a região, o novo aeroporto será fundamental para a instalação da primeira fábrica de robôs brasileira. ROBÓTICA - Segundo Romanelli, é mais uma obra para Siqueira Campos que vai receber uma indústria de robótica e está numa posição estratégica no Norte Pioneiro. “O aeroporto vai contribuir para o desenvolvimento econômico daquela região que merece atenção especial do Governo do Paraná”. A indústria de robôs será instalada em um barracão industrial financiado pelo Governo do Estado. Os recursos, na ordem de R$ 1 milhão, foram garantidos no final de 2007. “É assim que o Paraná, de fato, avança sua política industrial que incorpora tecnologia e faz avançar o conjunto da sociedade paranaense”. “Siqueira Campos é um exemplo que tem que ser reproduzido porque também tem que ter a parceria das universidades, das instituições de ensino superior do Paraná, porque está envolvendo o desenvolvimento de alta tecnologia em nosso estado”, destacou Romanelli. PROGRAMA – O secretário estadual de Transportes, Rogério Tizzot explica que a melhoria do aeroporto de Siqueira faz parte de um programa de recuperação de aeroportos públicos municipais, que vem sendo realizado desde 2003, e que já beneficiou mais de 30% dos terminais do Estado. “São ações voltadas principalmente para recuperar a infra-estrutura de transportes e assegurar maneiras de contribuir com o desenvolvimento das atividades econômicas nos municípios”, afirmou. O programa funciona por meio de convênios, com os quais a Secretaria dos Transportes fica responsável pela licitação, fiscalização e controle dos trabalhos, além do pagamento pela realização da obra. O município deve dar o suporte necessário para esse acompanhamento e garantir trâmites referentes à administração.