Romanelli reforça importância do debate sobre 5G no Paraná

24/09/2021 11h11 | por Assessoria parlamentar
Audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná vai debater a instalação da tecnologia 5G no estado.

Audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná vai debater a instalação da tecnologia 5G no estado.Créditos: Freepik

Audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná vai debater a instalação da tecnologia 5G no estado.

A implantação da tecnologia de celular de quinta geração (5G) no Brasil e no Paraná será tema de uma audiência pública da Assembleia Legislativa na próxima quarta-feira (29). O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) é um dos proponentes do debate e convoca a sociedade a participar do encontro para que o Estado amplie o entendimento sobre a nova plataforma de telefonia móvel e transmissão de dados.

“Ainda há muito desconhecimento sobre a aplicação do 5G e chamamos a questão para a Assembleia Legislativa, como forma de ampliar o debate e envolver o maior número de pessoas na discussão”, disse Romanelli em entrevista para a rádio Graúna de Cornélio Procópio nesta sexta-feira (24). “Esta iniciativa nasceu do interesse de muitos setores de saber como o Estado pode se beneficiar do novo sistema”.

Romanelli afirmou que a nova tecnologia será uma revolução na comunicação de dados, com impacto sobre todos os setores da economia e também sobre a prestação de serviços como de educação e de saúde. “Por isso, temos que ter a garantia de uma ampla cobertura. Evitar os erros do passado, que deixaram 1.248 localidades do Paraná sem sinal de celular e internet”, alertou.

Legislação - Para o deputado, o Paraná deve se preparar para receber a tecnologia 5G e uma das questões que devem ser resolvidas é a legislação que trata da instalação de antenas, tanto no âmbito municipal quanto estadual. Romanelli ressalta que as cidades com leis adequadas serão priorizadas para receber os investimentos das operadoras, de acordo com o edital da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Romanelli classifica a tecnologia 5G como uma revolução e pede que a sociedade se envolva na discussão deste tema. “Todos podem participar da audiência, mas é fundamental que gestores municipais participem deste debate. É uma forma de solucionar dúvidas e criar um movimento que permita a todo o Estado receber a plataforma”, disse.

Agenda - A audiência pública sobre a tecnologia 5G vai ocorrer no dia 29 de setembro, a partir das 14h, por videoconferência (Zoom), com transmissão ao vivo pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo. O debate é proposto por Romanelli e pelos deputados Tião Medeiros (PTB), presidente da Comissão de Obras, Transportes e Comunicação, e Emerson Bacil (PSL), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior.

 

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • labels.alep_enem
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação