Saúde pública foi a principal bandeira de Caputo durante passagem pela Assembleia Michele Caputo possui mais de 37 anos de atuação na área da saúde pública. Ele foi o primeiro farmacêutico e profissional não médico a assumir o cargo de secretário de Estado da Saúde do Paraná.

10/01/2023 12h36 | por Rafael Guareski
Deputado Michele Caputo (PSDB).

Deputado Michele Caputo (PSDB).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Michele Caputo (PSDB).

Defensor da causa da saúde pública, o servidor público da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, Michele Caputo (PSDB), deixa a Assembleia Legislativa depois de cumprir seu mandato. Eleito em 2018 com expressiva votação, o parlamentar teve sua passagem pelo legislativo paranaense marcada por defender os grandes problemas enfrentados pela saúde pública do Estado. Durante o período em que esteve na Casa, o parlamentar liderou a frente de combate ao Coronavírus que, segundo ele, foi o grande marco de sua atuação. “Uma das coisas que eu gosto de destacar foi que na nossa Assembleia Legislativa e o meu trabalho de uma forma muito especial, sempre apoiado pela Casa, foi presidir a Frente de Enfrentamento ao Covid-19, fizemos 23 sessões para ouvir os setores e todos aqueles envolvidos, para apoiar a gestão e propor soluções. Fui visitar o Butantan, fizemos contato com a Fiocruz, e lutamos por mais exames. Foram mais de 200 profissionais ouvidos durante este trabalho, e fizemos a entrega do relatório a todos os deputados” afirmou.

Michele Caputo teve mais de 37 anos de carreira como servidor público da Secretaria de Estado da Saúde e se aposentou em novembro de 2022, no entanto diz estar disposto a continuar contribuindo com o desenvolvimento do Estado. “Deixo um legado, tive a honra de ser secretário municipal de saúde de Curitiba, secretário estadual de Saúde do Paraná, trabalhei no Ministério da Saúde, e passei por esta Casa de Leis. O que fizemos está registrado, mesmo que não tenha conseguido seguir como deputado, por conta da forte polarização que aconteceu nas últimas eleições, estou tranquilo com os compromissos que assumi e foram honrados. Apesar de ter me aposentado na SESA, me sinto bem de saúde e sinto que tenho condições de produzir ainda mais pelo Paraná”, disse.

Descendente de italianos, Caputo foi o primeiro da família a nascer no Brasil, em Maringá, no noroeste do Estado. Formado na Universidade Estadual de Maringá (UEM), tornou-se em 2011 o primeiro farmacêutico e profissional não médico a assumir o cargo de secretário de Estado da Saúde do Paraná. Em mais de sete anos à frente da saúde, teve uma política pautada no diálogo e construção de parcerias. Neste período, elevou o sistema de saúde do Paraná a uma posição de protagonismo no Brasil. Programas como a Rede Mãe Paranaense, Mutirão de Cirurgias Eletivas e o Serviço de Transporte Aeromédico se tornaram referência nacional e salvaram milhares de vidas.

Ao longo da carreira pública, também foi chefe de gabinete da Fundação Nacional de Saúde, chefe da Vigilância Sanitária Estadual, diretor geral do Centro de Medicamentos do Paraná e diretor dos Órgãos Produtores de Insumos e Imunobiológicos da Secretaria de Estado da Saúde e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). “Não nos escondemos, nós agimos e eu me orgulho muito disso. Aprovamos projetos estratégicos e importantes, como questões de cuidados paliativos, a lei da transparência na fila do Sistema Único de Saúde. Quem nos apoiou sabe que não mudamos a nossa consciência nem os nossos compromissos”, finalizou.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação