Secretaria de Estado da Saúde faz balanço da sua atuação no 2º quadrimestre do ano

08/10/2014 10h55 | por Sandra C. Pacheco
Deputado Nereu Moura (PMDB), presidente da Comissão de Orçamento.

Deputado Nereu Moura (PMDB), presidente da Comissão de Orçamento.Créditos: Sandro Nascimento (Alep / crédito obrigatório)

Deputado Nereu Moura (PMDB), presidente da Comissão de Orçamento.
A Secretaria de Estado da Saúde, através de seu diretor geral e secretário em exercício, Rene José Moreira dos Santos, apresentou à Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (8), o relatório quadrimestral de prestação de contas, conforme disposto na Resolução nº 459, de 10 de outubro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde. Acompanhado pelo superintendente de gestão de Sistemas de Saúde daquela pasta, Paulo Almeida, pelo superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paulo Alves Paz, e pelo diretor executivo do Fundo Estadual de Saúde, Olavo Gasparin, expôs os números referentes à execução orçamentária e financeira no âmbito da SESA no exercício que vai de janeiro a agosto.

Ele destacou o fato de o Governo do Estado ter destinado 13,43%  de seu orçamento para este ano ao setor  – 1,43% dos quais para cobrir a defasagem registrada no exercício anterior. Para tanto, foi necessário um remanejamento no orçamento global do Estado, de R$ 37,2 bilhões, devidamente aprovado pelo Legislativo estadual. O orçamento da Secretaria, no valor de R$ 3,4 bilhões, foi distribuído entre pessoal (1,1 bilhão), despesas correntes (2,036 bilhões) e despesas de capital (214,2 milhões). Também foram relatadas pela equipe da SESA as auditorias especiais realizadas ao longo do período, o aumento da rede física de atendimento, que passa a contar com mais 914 estabelecimentos nas várias regiões do Paraná, e dados sobre as internações realizadas através do serviço público de saúde no quadrimestre. Só em UTIs, foram realizadas 5.040 internações.

Segundo Rene Moreira, a pasta deve chegar ao final do ano investindo R$ 4,8 bilhões, e a previsão para o ano que vem é de que receba a fatia de R$ 4,4 bilhões do orçamento estadual, o que representa um aumento de R$ 278 milhões em relação aos recursos que estavam previstos para 2014. Ao final da exposição, os representantes da SESA foram questionados pelos parlamentares que integram a Comissão de Saúde Pública: Adelino Ribeiro (PSL), Pedro Lupion (DEM) e Nereu Moura (PMDB), além de Leonaldo Paranhos (PSC), também presente ao encontro, sobre questões pontuais, como a realização de concursos públicos, o aumento do número de leitos hospitalares, a implantação do Centro de Especialidades em Jacarezinho, o Hospital Regional do Norte Pioneiro,  a construção de novas sedes para os centros regionais de saúde, o programa Mais Médicos e sua repercussão no Paraná, além de outros temas.

Lembrando que o Governo do Estado vem mantendo sozinho 390 leitos de UTI que deveriam ser der responsabilidade do Ministério da Saúde, Moreira  defendeu a ampliação do acesso às residências médicas e uma maior participação do Governo Federal na destinação de recursos para a Saúde no Estado do Paraná. Os trabalhos da Comissão de Saúde Pública foram presididos pelo deputado Dr. Batista (PMN).