Secretário da Saúde faz prestação de contas na Assembleia Legislativa

06/06/2018 16h43 | por Sandra C. Pacheco
Apresentação da prestação de contas da SESA.

Apresentação da prestação de contas da SESA.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Apresentação da prestação de contas da SESA.

O secretário de Estado da Saúde, Antonio Carlos Nardi, participou de reunião com a Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Paraná na manhã desta quarta-feira (6), para fazer a prestação de contas da atuação da pasta no primeiro quadrimestre de 2018. Durante o evento, presidido pelo deputado Dr. Batista (PMN), Nardi anunciou que manteve entendimentos com o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), para a realização de encontros quinzenais com deputados e prefeitos, visando uma atualização constante das demandas do Estado na área.

A iniciativa foi louvada pelos parlamentares que integram a comissão, deputados Tercílio Turini (PPS), Marcio Pacheco (PPL), Nereu Moura (PMDB), Evandro Araújo (PSC) e Nelson Luersen (PDT). Nardi também anunciou que o Paraná se tornou o primeiro estado do país na realização de transplantes: foram 104 no quadrimestre, ultrapassando a meta em 11%. O mesmo ocorreu com o índice de doação de órgãos por morte encefálica, que superou em 75% a meta estabelecida.

Os deputados aproveitaram a ocasião para apresentar reivindicações de suas regiões, como leitos de UTI infantil, equipamentos para os hospitais regionais e a contratação de servidores dentre os mais de 300 já aprovados em concursos públicos. Quanto às cobranças em relação à execução orçamentária, por enquanto inferior às despesas empenhadas, o secretário lembrou que ainda há tempo para sanar o problema ao longo do resto do ano.

Execução orçamentária – Conforme relato do secretário, a SESA conta com R$ 1.224.168.368,33 em despesas empenhadas para os primeiros quatro meses do ano. Desse total, foram executados até abril 30,01%. Os restos a pagar, de R$ 503.664.345,35, estão sendo reduzidos para R$ 141 milhões. Foram realizadas nove auditorias no período, 13.335.267 atendimentos ambulatoriais e 78.636 atendimentos hospitalares.

Nardi elencou a habilitação de 17 leitos de UTI e a qualificação de 12 na área de emergências, a redução do coeficiente de mortalidade materna para 21,43/100 mil bebês nascidos vivos, a implantação da 5ª base de helicópteros para transporte aeromédico, em Ponta Grossa, e o mutirão paranaense de cirurgias eletivas, com 1.200 cirurgias na 1ª Regional de Saúde (Paranaguá).

Segundo ele, para fortalecer a Rede Mãe Paranaense já estão garantidos recursos da ordem de R$ 19.484.628,30; para os serviços integrados de saúde mental, R$ 1.710.000,00. O Centro Regional de Atendimento Integrado ao Deficiente – CRAID, atendeu 7.941 pessoas. Passaram a ter acesso ao piso mínimo de R$ 5 mil o número de 86 APAEs. Para a construção do Hospital da Criança de Maringá foram repassados R$ 52 milhões.

Outras ações relatadas por Nardi: obras de Centros de Especialidades em Cascavel e Londrina; regulação de 100% das internações em leitos do SUS e 88,4% do acesso da população SUS à urgência;  a construção do Centro da Mulher  e do Bloco para Ressonância Magnética no Hospital do Trabalhador; Mutirão da Saúde do Idoso; o fortalecimento da política de vigilância em saúde, com a vacinação contra a influenza e a ampliação da vacinação contra a febre amarela em municípios da região de fronteira com o Vale da Ribeira e na Região Metropolitana de Curitiba, com a distribuição de mais 120 mil doses da vacina.

Acompanharam o secretário na prestação de contas o superintendente de gestão de Sistemas de Saúde, Irvando Carula, o diretor geral da Secretaria, Sezifredo Paz, e o diretor executivo do Fundo Estadual de Saúde, Olavo Gasparin.