Secretário Michele Caputo apresenta balanço das ações da Saúde na Assembleia

24/10/2012 17h50 | por Nádia Fontana
Michele Caputo Neto, secretário de saúde do estado do Paraná

Michele Caputo Neto, secretário de saúde do estado do ParanáCréditos: Nani Gois/Alep

Michele Caputo Neto, secretário de saúde do estado do Paraná
O Secretário de Estado da Saúde (SESA), Michele Caputo Neto, fez nesta quarta-feira (24), durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa, a apresentação do relatório quadrimestral da gestão daquela pasta, em cumprimento à Lei Complementar nº 141/2012. Na ocasião ele falou sobre os programas desenvolvidos pelo setor, as metas para 2013 e esclareceu dúvidas dos deputados.
Caputo lembrou que a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2012 estipula recursos para a Secretaria de Estado da Saúde no montante de R$ 2.857.236.130,00; enquanto o Fundo Estadual de Saúde (FUNSAÚDE) conta com uma verba de R$ 2.854.615.670,00. O relatório de execução orçamentária e financeira, segundo Caputo, mostra que até agosto último já havia sido executado quase 80% do orçamento deste ano.
Esses recursos foram aplicados no cumprimento das metas estabelecidas para os indicadores selecionados pelo Plano Estadual de Saúde 2012-2015, que definiu 16 diretrizes básicas. “Todas essas diretrizes foram amplamente discutidas no Conselho Estadual de Saúde”, frisou o secretário.
Uma dessas diretrizes preconiza a organização da atenção materno-infantil, por meio da Rede Mãe Paranaense, que teve a incorporação de 47 leitos de UTI adulto e 41 leitos de UTI neonatal no Sistema Único de Saúde do Paraná. Esse segmento também passou a contar com novos equipamentos em 55 Unidades de Atenção Primária.
Entre as principais ações desenvolvidas, Caputo citou a ampliação de leitos na rede de urgência e emergência de todo o estado, que hoje conta com 5.639 leitos gerais e 628 leitos de UTI. Já em relação à oferta e produção de serviços públicos na rede de assistencial própria, contratada e conveniada, o Governo do Estado registrou 25.187.199 atendimentos e medicamentos distribuídos, bem como 214.685 internações. Atualmente, há 19.743 estabelecimentos de saúde cadastrados no Paraná.
Rede própria – Sobre os 16 hospitais em funcionamento, que estruturam a rede própria da Secretaria, Michele Caputo observou que a capacidade instalada é de 1.957 leitos. Esses estabelecimentos prestam atendimento nas seguintes especialidades: geral, pediatria, tisiologia, psiquiatria, hanseníase, reabilitação e infectologia. De acordo com o relatório a taxa de ocupação dessas instituições cresceu, bem como a produtividade ambulatorial. Outro exemplo de resultado positivo é a obra do Hospital Telêmaco Borba, que está quase concluída.
Durante seu pronunciamento o secretário agradeceu o apoio da Assembleia Legislativa e informou que até março de 2013 pretende entregar os equipamentos que estão sendo adquiridos pelo Executivo, entre eles raio-X e ambulâncias, por proposições de emendas apresentadas pelos parlamentares. No encerramento da apresentação, o deputado Valdir Rossoni (PSDB), presidente da Assembleia, enalteceu a presença do secretário, que estava acompanhado por sua equipe técnica, e destacou a eficiência das ações da SESA, sublinhando que acompanha, especialmente, os pleitos da região de União da Vitória.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação