Segue para sanção projeto que prevê medidas para evitar proliferação do Aedes aegypti

28/04/2020 18h14 | por Cláudia Ribeiro
Podcast O projeto aprovado em redação final, nesta terça-feira (28), prevê a realização de ações educativas e de mutirões de limpeza, e estabelece também ações estratégicas de vigilância em saúde no combate à dengue e outras epidemias.

O projeto aprovado em redação final, nesta terça-feira (28), prevê a realização de ações educativas e de mutirões de limpeza, e estabelece também ações estratégicas de vigilância em saúde no combate à dengue e outras epidemias.Créditos: Dálie Felberg/Alep

O projeto aprovado em redação final, nesta terça-feira (28), prevê a realização de ações educativas e de mutirões de limpeza, e estabelece também ações estratégicas de vigilância em saúde no combate à dengue e outras epidemias.

Os deputados estaduais aprovaram em redação final, durante a sessão remota desta terça-feira (28), na Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto de lei que reforça as ações de combate à epidemia de dengue e também de outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Agora o texto segue para sanção ou veto do Poder Executivo. A proposta prevê que donos de imóveis devem conservar quintais limpos, recolher qualquer objeto que possa acumular água e manter caixas d’água vedadas.

Nos terrenos baldios, a remoção de entulhos que possam acumular água passa a ser obrigatória. Proprietários de laminadoras de pneus, borracharias, depósitos de materiais, ferros velhos e similares devem manter os objetos secos, abrigados da chuva e atender as determinações emitidas pelos agentes de saúde. O depósito a céu aberto de materiais só será permitido se não oferecer risco de se tornarem criadouros para o Aedes aegypti. O projeto prevê ainda a realização de ações educativas e de mutirões de limpeza e estabelece também ações estratégicas de vigilância em saúde.

Na justificativa do projeto, os autores ressaltam que dados da Organização Mundial da Saúde apontam que 80 milhões de pessoas por ano são infectadas por doenças transmitidas pelo mosquito. “Nesta perspectiva, assim como outros animais, o Aedes aegypti representam uma ameaça para a saúde pública do Brasil, país no qual o clima tropical oferece condições perfeitas para a proliferação do mosquito, transmissor da dengue e de outras doenças”.

O texto avançou com um substitutivo geral que unificou as medidas apresentadas em projetos de lei dos deputados Goura (PDT), Dr. Batista (PMN), Jonas Guimarães (PSB) e Tercílio Turini (CDN).

(Sobe som)

Os deputados aprovaram ainda, em primeira votação, o projeto de lei dos deputados Alexandre Amaro (Republicanos) e Gilson de Souza (PSC), que estabelece as igrejas e os templos de qualquer culto como atividades essenciais em períodos de calamidade pública no estado do Paraná. O texto recebeu 43 favoráveis, seis contrários e uma abstenção.

Com informação do site da Assembleia Legislativa do Paraná.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação