Semana Lixo Zero Paraná terá ponto de coleta de lixo eletrônico na Assembleia Legislativa Itens poderão ser descartados de 24 a 28 de outubro.

21/10/2022 16h50 | por Assessoria parlamentar
Semana Lixo Zero Paraná terá ponto de coleta de lixo eletrônico na Assembleia Legislativa.

Semana Lixo Zero Paraná terá ponto de coleta de lixo eletrônico na Assembleia Legislativa.Créditos:

Semana Lixo Zero Paraná terá ponto de coleta de lixo eletrônico na Assembleia Legislativa.

Em tempos de obsolescência programada (quando um produto se torna ultrapassado ou não-funcional propositalmente) é comum acumularmos em casa o que chamamos de lixo eletrônico. A maioria das pessoas sabe que esse tipo de material não deve ser descartado no lixo comum, porém, não sabe onde se faz o descarte correto.

Foi pensando nisso que a Semana Lixo Zero Paraná (instituída por meio da Lei 19.979/2019), proposta pelo deputado Goura (PDT), em parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná, propôs como uma das ações principais a mobilização pelo descarte ambientalmente responsável do lixo eletrônico.   

A partir de segunda-feira (24), até o dia 28 de outubro, a Assembleia disponibiliza no hall de entrada do prédio administrativo (na Praça Nossa Senhora da Salete s/n) coletores para o descarte de lixo eletrônico. O objetivo é receber o maior volume possível desses produtos e dar o destino correto a eles.
Portanto, se você tem em casa algum aparelho ou dispositivo sem uso, como celular, computador, cabos, carregadores, baterias, etc., pode trazer até a Assembleia durante o horário comercial.

A gestora ambiental Iracema Bernardes explica que “isso é importante porque muitas destas peças contêm elementos tóxicos, como mercúrio e cádmio, e podem contaminar água e solo se não forem destinadas de modo adequado”.
O Tribunal de Justiça do Paraná também aderiu a Semana Lixo Zero e fará a coleta de lixo eletrônico.

Semana Lixo Zero Brasil

A Semana Lixo Zero vai movimentar o Brasil e toda América Latina, de 21 a 30 de outubro de 2022, com atividades presenciais, virtuais e híbridas, para que as pessoas consigam trocar experiências e compartilhar problemas e soluções relativas ao lixo da cidade. Ótima oportunidade para aprender sobre as boas práticas Lixo Zero, como aplicá-las no dia a dia e nos inspirar a repensar os hábitos e consumo.

Para a embaixadora Lixo Zero no Paraná, Flávia Sotto Maior, o “Lixo Zero é um movimento inspirador, é a união de pessoas e de propósitos para a criação de uma cultura de cuidado com a Terra e com todos os seres. Essa rede mobiliza todos os setores da sociedade e evidencia as boas práticas e bons exemplos para inspirar as pessoas, ajudando a construir um mundo melhor”.


Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação