Servidores da Assembleia Legislativa participam da capacitação no Sistema de Gabinetes (SiLegis) Objetivo foi o de capacitar servidores no uso de sistemas de plenário e administrativos, bem como sobre a protocolização de requerimentos, projetos e os seus andamentos legislativos.

21/02/2024 17h02 | por Antônio Dilay

O curso apresentou as diferenciações de requerimentos administrativos, requerimentos de plenário, recepção de documentos, protocolização, encaminhamentos de projetos de Lei, entre outras funcionalidades do sistema.Créditos: Valdir Amaral/Alep

A Escola do Legislativo em conjunto com a Diretoria de Assistência ao Plenário (DAP) e a Diretoria de Tecnologia de Informação promoveram nesta quarta-feira, 21, no Auditório Legislativo, o curso “Introdução aos Sistemas de Gabinetes (SiLEGIS) ”, que teve por objetivo orientar os novos assessores e atualizar o conhecimento dos antigos, diante das atualizações implementadas durante o recesso parlamentar.

O curso apresentou as diferenciações de requerimentos administrativos, requerimentos de plenário, recepção de documentos, protocolização, encaminhamentos de projetos de Lei, entre outras funcionalidades do sistema, além de elucidar dúvidas dos usuários sobre os sistemas para otimizar tempo e deixar os processos legislativos mais assertivos nos seus trâmites.

A coordenadora Administrativa da Escola do Legislativo, Francis Fontoura, ressaltou a importância do treinamento e falou um pouco da agenda da Escola para 2024. “Estávamos ansiosos para iniciar os trabalhos da Escola do Legislativo de 2024. E achamos bastante pertinente iniciar com esse curso de capacitação dos próprios servidores, pois o Sistema é utilizado por todos os assessores e parlamentares. Na Escola do Legislativo, nós sempre temos um planejamento feito em linhas gerais, porque trabalhamos com as demandas que vão surgindo. Existem muitos eventos que acabam acontecendo no decorrer do ano, através de solicitações e demandas dos próprios parlamentares que muitas vezes nos trazem alguma ideia ou alguma demanda específica. Inclusive, o próximo evento que trará o capacitismo como tema é uma demanda que veio de um deputado, por isso estamos sempre abertos para novas ideias e solicitações”.

O treinamento foi ministrado pelo doutor Juarez Villela Filho, diretor de Assistência à Plenário, e por Milena Renner, assessora da Diretoria de Tecnologia de Informação e teve a duração de três (03) horas com orientações e esclarecimento de dúvidas sobre o uso de sistemas de plenário e administrativos, protocolização de requerimentos, de projetos de Lei e os seus andamentos legislativos.

“Essa capacitação foi importante para os servidores, principalmente os servidores que atuam diretamente nos gabinetes, porque tivemos muitas melhorias no Sistema. Algumas mudanças ocorreram para atender as alterações decorrentes da legislação e, por isso, o Sistema precisou se adequar, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e atos normativos que exigiram a atualização de funcionalidades. Outras mudanças são decorrentes de sugestões dos usuários desde o último treinamento para cá, coisas que não estavam dando certo, e que conseguimos melhorar bastante. Então, hoje apresentamos para os participantes este novo modo de fazer. Mas a base do treinamento foi a mesma até para contemplar os novos assessores, por exemplo, como criar uma proposição e encaminhar para protocolo. Tudo isso, toda participação de quem efetivamente utiliza o programa, melhora o sistema da casa e todo o trabalho flui melhor e fica mais rápido se exige menos ações para fazer o processo correto poupando um possível retrabalho”, expilicou a assessora da Diretoria de Tecnologia de Informação, Milena Renner.

Para diretor de Assistência à Plenário, Juarez Villela Filho, fazer esta capacitação periódica dos usuários do SiLegis colabora na agilidade dos processos legislativos. “Durante o recesso parlamentar, aconteceram algumas modificações que foram feitas no Sistema abrangendo, inclusive, muitas das perspectivas que os funcionários trouxeram para nós. Algumas necessidades pontuais, outras questões que estavam um pouco improvisadas foram melhoradas e sempre tem um pessoal novo que começa a trabalhar aqui, um pessoal remanejado de função que não sabe exatamente como operar o Sistema na sua plenitude. E o curso teve exatamente essa perspectiva de facilitar o servidor a fazer o serviço aqui dentro da Assembleia com otimização de tempo. Foi isso que buscamos hoje, primeiro a capacitação que é sempre importante e depois a reciclagem para compreensão das melhorias feitas”.