Sessão especial da Assembleia Itinerante acontece nesta quinta-feira (14), em Francisco Beltrão Projeto do Poder Legislativo vai ouvir as demandas da sociedade e homenagear personalidades da região a partir das 17h30.

14/03/2024 08h27 | por Thiago Alonso

No estande da Assembleia Itinerante, os deputados receberem prefeitos, vereadores, lideranças, empresários, representantes do setor produtivo e a população.Créditos: Dálie Felberg/Alep

A 11ª sessão especial de interiorização da Assembleia Legislativa do Paraná ocorre nesta quinta-feira (14) em Francisco Beltrão, na região Sudoeste do Estado. A Assembleia Itinerante, projeto da Mesa Executiva do Poder Legislativo criado para ouvir as demandas da sociedade nos principais municípios do Estado, promove um grande evento aberto ao público para receber as reivindicações da sociedade civil e homenagear personalidades da região a partir das 17h30. A solenidade será realizada durante a 31° Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Francisco Beltrão (Expobel), que ocorre até 17 de março no Parque de Exposições Jayme Canet Júnior.  A entrada é gratuita.

Também nesta quinta-feira, às 15 horas, será realizada a Palestra “Explanação sobre a energia elétrica no munícipio de Francisco Beltrão”. O encontro vai reunir deputados e mais de 20 entidades da sociedade civil organizada do município para debater o fornecimento de energia na cidade.

Durante esta edição da Assembleia Itinerante, o presidente do Poder Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSD), e deputados estaduais que representam os municípios da região recebem entidades de classe e da sociedade civil organizada para ouvir demandas e reivindicações. No decorrer das atividades, documentos com as principais sugestões da região são entregues à Assembleia. Além disso, como já virou tradição na programação da Assembleia Itinerante, personalidades de destaque na sociedade do município vão receber diplomas de menção honrosa da Assembleia Legislativa.

O projeto encerrou o ano de 2023 com mais de três mil sugestões e reivindicações recebidas de diversos setores da sociedade. Implantado pela atual gestão do parlamento, a iniciativa foi realizada nas cidades de Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati, Dois Vizinhos, Arapongas e Umuarama. O objetivo é aproximar os parlamentares da sociedade.

Ainda no mês de março ocorre mais uma edição da Assembleia Itinerante, dessa vez em Telêmaco Borba, no dia 20. Na semana passada, a população de Umuarama pôde participar do início de uma versão diferente do projeto, quando ocorreu a abertura do estande do Poder Legislativo na ExpoUmuarama. A feira no município também será realizada até o dia 17 de março, no Parque Internacional Dario Pimenta da Nóbrega. Em todo o período do evento, o espaço do Poder Legislativo estará aberto para receber a população.

Projeto

A Assembleia Itinerante está passando pelas feiras e festas dos grandes municípios do Estado, criando um canal direito entre a sociedade e o Legislativo. Com um espaço especial voltado para o trabalho da Assembleia, os deputados receberem prefeitos, vereadores, lideranças, empresários, representantes do setor produtivo e a população.

A Expobel é realizada por meio de parceria da prefeitura com a Associação Empresarial e Sociedade Rural do município. Há 31 edições, o evento se torna parte do crescimento de Francisco Beltrão. Reunindo visitantes e expositores de vários locais e segmentos, impulsiona o desenvolvimento econômico, amplia novos negócios e estimula as relações pessoais.

12ª Sessão Especial de Interiorização da Assembleia Itinerante em Francisco Beltrão

Data: 14 de março

Horário: 17h30 horas

Local: Centro de Eventos Herculano Meurer, anexo ao Parque de Exposições Jayme Canet Júnior – Rua Peru, 180, Francisco Beltrão – PR