Sessão Solene celebra os 25 anos do bloco Garibaldis e Sacis Solenidade que ocorre na próxima quarta-feira (7) é proposta pelo deputado Goura (PDT).

05/02/2024 14h51 | por Assessoria Parlamentar
O bloco de pré-carnaval Garibaldis e Sacis colocou a capital paranaense para dançar os mais variados ritmos, das marchinhas e sambas aos maracatus, cocos e cirandas.

O bloco de pré-carnaval Garibaldis e Sacis colocou a capital paranaense para dançar os mais variados ritmos, das marchinhas e sambas aos maracatus, cocos e cirandas.Créditos: Julio Garrido

O bloco de pré-carnaval Garibaldis e Sacis colocou a capital paranaense para dançar os mais variados ritmos, das marchinhas e sambas aos maracatus, cocos e cirandas.

Contrariando a fama de que Curitiba não gostava de carnaval e de folia, o bloco de pré-carnaval Garibaldis e Sacis colocou a capital paranaense para dançar os mais variados ritmos, das marchinhas e sambas aos maracatus, cocos e cirandas.

São 25 anos de história que serão homenageados, por proposição do deputado estadual Goura (PDT), com entrega de Menção Honrosa ao grupo. A festa acontece nesta quarta-feira (7), a partir das 19 horas, no Plenário da Assembleia.

Aquece pro cortejo

Um pouco antes, a partir das 18 horas, os integrantes do bloco se concentram em frente ao prédio da Assembleia, na Praça Nossa Senhora da Salete, para receber os convidados e a população para um “aquece” e depois entrar em cortejo até o Plenário para a sessão solene em homenagem ao Garibaldis e Sacis.

Carnaval é cultura

"Carnaval é cultura. A folia é arte, alegria e resistência. Se Curitiba tem hoje mais de 20 bloquinhos de carnaval, vale lembrar que quem puxou essa fila foram os Garibaldis e Sacis", destacou o deputado Goura.

"Neste ano em que o bloco celebra 25 anos, esta é uma justa homenagem no ano em que o bloco comemora 25 anos, com a entrega desta Menção Honrosa ao Garibaldis e Sacis por sua imensa contribuição à cultura e à folia paranaense”, disse.

Iniciativa de amigos

Um grupo de amigos ligados à Faculdade de Artes do Paraná, ao Teatro de Bonecos e ao Conservatório de MPB criavam, em 16 de janeiro de 1999, o os Garibaldis e Sacis, primeiro bloco de pré-carnaval de Curitiba.

O nome homenageia o trajeto do cortejo que começava no Bar do Saci e terminava na Sociedade Garibaldi, no Largo da Ordem, no Centro de Curitiba, aos domingos, depois do encerramento da Feirinha do Largo, e sempre antes do carnaval começar.

Amor a Curitiba

"O Garibaldis e Sacis é uma declaração de amor a Curitiba", disse Itaercio Rocha, um dos fundadores do bloco, e o homenageado em 2024 pelo bloco. “A importância dessa Menção Honrosa é reconhecer a alegria e o amor como tecnologia indispensável na construção de cidades e estados mais humanos.”

A presidente da Associação Amigos do Garibaldis e Sacis, Anaterra Viana, disse que a comemoração dos 25 anos do Garibaldis e Sacis significa muita coisa. “O bloco é mãe de uma nova cultura de carnaval em Curitiba, desmistificando a afirmação de que Curitiba não tem carnaval”, disse ela.

“A homenagem do Deputado Goura legitima toda a importância dos Garibaldis e Sacis para a cidade e para o Paraná. Os Garibaldis ressaltam a cultura brasileira, sem nunca esquecer da cultura paranaense, evidenciando o fandango, a congada da Lapa e as nossas raízes”, declarou Anaterra Viana.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação