Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Sessão solene comemora Data Nacional da Consciência Negra na Assembleia Legislativa

27/11/2013 19h10 | por Luiz Alberto Pena e Rodrigo Rossi
Da esquerda para a direita, deputados Jonas Guimarães (PMDB), Pastor Edson Praczyk (PRB), Pedro Lupion (DEM) e Waldyr Pugliesi (PMDB).

Da esquerda para a direita, deputados Jonas Guimarães (PMDB), Pastor Edson Praczyk (PRB), Pedro Lupion (DEM) e Waldyr Pugliesi (PMDB).Créditos: Sandro Nascimento/Alep (crédito obrigatório)

Da esquerda para a direita, deputados Jonas Guimarães (PMDB), Pastor Edson Praczyk (PRB), Pedro Lupion (DEM) e Waldyr Pugliesi (PMDB).
Conforme proposição do deputado Ney Leprevost (PSD), a Assembleia Legislativa realizou sessão solene nesta quarta-feira (27), às 18h30, em comemoração à Data Nacional da Consciência Negra e aos 318 anos da imortalidade de Zumbi dos Palmares. O tradicional evento chegou assim à sua 18ª edição, marcado pela afirmação das contribuições africanas para a construção da identidade brasileira, pela valorização da cultura e pela defesa da igualdade racial.

“Os africanos vieram para o Brasil e fizeram a miscigenação. E Curitiba e o Paraná acolheram todos os povos, que se integraram, respeitando, assim, as diferenças, como a própria cidade faz. Hoje a Assembleia faz esta homenagem tão especial relativa à consciência negra, lembrando ainda a memória de Zumbi dos Palmares. É uma data especial que este Poder deixa mais uma vez registrada”, disse o parlamentar.

Na oportunidade, o Legislativo estadual, o Consulado Geral da República do Senegal para os estados do Paraná e Santa Catarina, o Centro de Integração Social, Cultural, Comercial e Turístico Afro-Brasileiro e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Senegal-África mais uma vez prestaram homenagem a personalidades de destaque pelos relevantes serviços prestados às comunidades afro-brasileiras, paranaenses e africanas. Além do proponente da sessão solene, Ney Leprevost, também o cônsul geral honorário da República do Senegal, Ozeil Moura dos Santos, fez uma saudação especial alusiva ao evento, que foi abrilhantado ainda com apresentações musicais e com a peça teatral “África – A saga de um povo”, apresentada pelos grupos de teatro, dança e percussão Tribah, Ginga Total Batelata, Grupo Turomm e Tambores do Paraná.

Consciência Negra
– A escolha do dia 20 de novembro para a celebração do Dia da Consciência Negra remete à data em que o líder do Quilombo de Palmares, localizado na Serra da Barriga, em Alagoas, morreu vítima de uma emboscada, no ano de 1695. Alçado à condição de símbolo da resistência negra à escravidão, Zumbi faz parte do Livro dos Heróis da Pátria, no Panteão da Pátria e da Liberdade.

Inúmeras autoridades e lideranças do movimento social prestigiaram a sessão solene na Assembleia Legislativa. Compondo a Mesa que dirigiu os trabalhos, ao lado do deputado Ney Leprevost, e além do cônsul geral Ozeil Moura dos Santos, estiveram ainda a desembargadora Maria Mercis Gomes Aniceto, representando o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Guilherme Luiz Gomes; André Luiz Nunes da Silva, representando o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; o assessor especial da Reitoria da Universidade Federal do Paraná, Norton Nohama; e o delegado de polícia Kiyoshi Hattanda.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação