Sessão Solene irá entregar o título de Cidadão Benemérito do Estado do Paraná ao médico Roberto Issamu Yosida Solenidade que acontece no próximo dia 20 de novembro é proposta pelo deputado Cobra Repórter (PSD).

06/11/2023 12h17 | por Assessoria Parlamentar

O médico Roberto Issamu Yosida dirigiu o Conselho Regional de Medicina do Paraná nos últimos cinco anos.Créditos: CRM/PR

“Como deputado estadual autor da Lei que concedeu o Título de Cidadão Benemérito e como representante do povo paranaense, não poderia deixar de reconhecer e homenagear pessoalmente o Roberto Issamu Yosida, não só por sua brilhante trajetória de vida, mas também por sua condução digna de conotação à frente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) representando e defendendo a classe dos médicos, principalmente, durante a pior pandemia da história recente da humanidade e também como digno representante da Cultura Japonesa e Nipo-Brasileira”, destacou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), que realizará uma sessão solene, na Assembleia Legislativa do Paraná, no dia 20 de novembro, para a entrega do Título de Cidadão Benemérito do Estado do Paraná ao médico Roberto Issamu Yosida, ex-presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná. Ele dirigiu o Conselho de Medicina nos últimos cinco anos.

A sessão solene vai contar com a presença de deputados estaduais, federais, secretários de saúde, diretores de hospitais e representantes da cultura japonesa no Brasil. Está prevista uma apresentação de Taikô (tradicional tambor japonês) durante a homenagem.

“O médico Roberto Issamu Yosida tem uma vida marcada pela dedicação à saúde dos paranaenses! Nesse sentido, por se tratar de uma questão de mérito visto os inúmeros trabalhos realizados em favor da medicina, da saúde e do fortalecimento da cultura nipo-brasileira, apresentei o projeto de lei. O doutor Roberto Issamu Yosida, há décadas, exerce com muita probidade, ética e eficiência ações benéficas a toda população, especialmente, na área médica de ginecologia e obstetrícia e pela sua brilhante gestão quando esteve à frente do Conselho Regional de Medicina do Paraná, essencialmente, também no enfrentamento das complicações sanitárias e socioeconômicas sucedidas pela pandemia da Covid-19 no país”, ressaltou o deputado Cobra Repórter.

Trajetória

O médico Roberto Issamu Yosida é casado com a senhora Paula Tanaka Yosida, com quem tem duas filhas, e tem quase 40 anos de formação na carreira de Medicina, possuindo uma história permeada de méritos.

Há uma década e meia, ele atua nas atividades do CRM-PR sendo que, desse período, cinco anos foram na presidência do Conselho defendendo com muito esmero e profissionalismo a valorização da medicina, o aperfeiçoamento da ciência e o oferecimento a uma saúde de qualidade para a população paranaense.

Ele nasceu em 1° de julho de 1962, no município de Nova Esperança e deixou sua cidade natal para buscar concretizar o seu maior sonho: ser médico. Em 1980, foi aprovado no curso de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Concluiu o curso e realizou residência médica na área da ginecologia e obstetrícia.

Após a sua formação acadêmica, Roberto Issamu Yosida atuou em algumas cidades do interior do Estado, antes de permanecer definitivamente em Curitiba, exercendo seu trabalho sempre com muita competência e responsabilidade.

Avançou em outras frentes profissionais, inclusive de gestão, atuando no sistema corporativo da Unimed. Além da sua vasta competência no campo da medicina, o médico Roberto Issamu Yosida é uma figura de destaque no fortalecimento da interação nipo-brasileira no Estado, propagando a cultura nipônica no Paraná.

Em Curitiba, ainda estudante, viu-se presente nas iniciativas do Nikkei Curitiba, a Associação Cultural e Beneficente nipo-brasileira. Ao longo dos anos, participou de atividades e funções, até chegar à presidência desta associação no início de 2021, para cumprir mandato de dois anos.