
“Enfermagem: força do cuidado, compromisso com a vida”. Esse foi o tema da sessão solene promovida pela deputada Márcia Huçulak (PSD), nesta sexta-feira (16), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. O encontro teve como objetivo homenagear mais de 40 profissionais com atuação destacada na enfermagem em cinco categorias: gestão, assistência, pesquisa, academia e empreendedorismo. “É uma justa homenagem a quem contribuiu e continua contribuindo com uma profissão imprescindível, que vem ganhando cada vez mais protagonismo e ocupando mais espaços na Saúde”, afirmou a deputada que é líder do Bloco Parlamentar da Saúde da Alep.
“A enfermagem é o cuidado das pessoas e sem a enfermagem não tem cuidado”, afirmou Huçulak, ao explicar que você pode fazer uma cirurgia com o melhor cirurgião, mas o pós-operatório, com todos os cuidados, com drenos, com curativos, com medicações, com sinais vitais, é feito pela enfermagem, que está à beira do leito 24 horas, que está ao lado das pessoas na atenção primária, nas urgências. Para a deputada, que é enfermeira formada pela PUC/PR e ex-secretária de Saúde de Curitiba, é uma justa homenagem, principalmente para quem viveu um momento muito triste como foi a pandemia. “Foram esses profissionais que fizeram tudo que foi possível para salvar vidas no nosso Paraná, na nossa capital Curitiba, em todos os municípios do Paraná, então mais do que nunca a gente precisa reconhecer quem cuida da vida, a vida é o nosso bem maior”.
Semana da Enfermagem
A homenagem é uma ação alusiva à Semana da Enfermagem, que ocorre anualmente entre 12 e 20 de maio. Em sua 86ª edição, a semana busca valorizar e reconhecer a profissão, além de debater o cenário e os desafios do setor. Habitualmente neste período, associações de classe, como Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/Paraná), Associação Brasileira de Enfermagem (Aben/PR) e Conselho Federal de Enfermagem realizam encontros e debates. No Paraná, este ano o tema é saúde mental.
“Nós representamos mais de 145 mil profissionais ativos dentro do Conselho no Paraná e mais de 3 milhões no Brasil, então é uma homenagem mais do que merecida”, afirmou a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR), Ethelly Feitosa Rodrigues Santos. Já a presidente da Cooperativa de Trabalho de Enfermagem do Paraná (Cooenf), Quitéria Antunes, destacou a importância da profissão. “Nós somos essenciais para a qualidade assistencial e uma homenagem dessa dimensão mostra o quanto a enfermagem é útil para a comunidade. Isso nos motiva a continuar prestando um serviço de excelência à comunidade”.
Diretora do Hospital do Idoso, Tereza Kindra, falou sobre o papel da enfermagem na saúde pública. “É atender o paciente da melhor forma possível, dar acesso aos serviços, ser humanizado e acolher sempre nas suas necessidades”. Além disso, para ela a enfermagem é uma profissão muito especial. “É uma forma da gente cuidar do outro, que mais precisa. Então, nesse sentido, eu sempre fui muito feliz na minha trajetória profissional e espero ter ajudado a formar novos profissionais com muita qualidade”.
A diretora de Operações do Grupo Vita, Neidamar Perdrini Arias Fugaça, destacou o ato de cuidar da enfermagem. “Quando você cuida, você acolhe, você recebe as pessoas olhando com o olhar humanizado e a enfermagem foi a precursora que trouxe esse olhar humanizado, por mais que tenha todo o conhecimento técnico que precisa para você ter uma melhora e uma recuperação do paciente, você tem o olhar do toque, você tem o olhar no olho e é nisso que a enfermagem faz a diferença”. Ela também falou sobre a importância destes profissionais na pandemia. “Na pandemia nós podemos perceber isso desde o olhar do enfermeiro que pensou lá em preencher uma luva quentinha para poder colocar para que o paciente pudesse abraçar e não se sentir tão solitário já que ele não podia nem receber visita. Esse é o diferencial da enfermagem, esse olhar além de pensar na recuperação do paciente, mas enxergá-lo como pessoa, como ser humano”.
Para Luciana Gusso, enfermeira com mais de 29 anos de atuação na área, a enfermagem é o ato mais do que cuidar, é respeito ao próximo, a saúde, adentrando nas famílias, nas suas casas. “Essa homenagem é uma festa para nós. É um evento que proporciona rever grandes profissionais da área da saúde, professoras, mestres, colegas de trabalho, amigos de trabalho e não tem comparação a tudo isso que nós vivenciamos no nosso dia a dia”. Entre os presentes a secretária de Saúde de Curitba, Tatiane Filipak; a primeira presidente do Coren/PR e membro da Comissão de Especialistas de Ensino de Enfermagem, Neuza Aparecida Ramos; a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa/PR), Maria Goretti David Lopes; a enfermeira e atual presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Sessão Paraná, Olga Laura Giraldi Peterlini; autoridades, empreendedores e diversos profissionais da área.
Mesa
Além da deputada Márcia Huçulak, a mesa da sessão solene foi composta por Neuza Aparecida Ramos (enfermeia pioneira, ex-professora universitária e primeira presidente do Coren-PR), Tatiane Felipak (secretária municipal de Saúde de Curitiba), Luciana Gusso (enfermeira na SMS de Curitiba desde 1996), Maria Goretti David Lopes (enfermeira, diretora de atenção em Saúde da Sesa, representante do secretária estadual Beto Preto), Neidamar Perdrini (enfermeira, diretora de operações do Grupo Vita), Tereza Kindra (enfermeira aposentada e conselheira do Conselho Curador da Funef), Olga Laura Girardi Peterlini (presidente da Aben-PR), Ethelly Feitosa Rodrigues Santos (presidente do Coren-PR),
Homenageadas
Ana Maria Dyniewicz, Carmen Elizabeth Kalinowski, Ezia Maria Corradi, Ivete Palmira Sanson Zagonel, Marcia Regina Cubas, Maria Da Graça Ventura, Maria de Lourdes Centa, Maria do Carmo F. Lourenço Haddad, Neuza Aparecida Ramos, Ymiracy Nascimento de Souza Polak, Ester do Nascimento Ribas, Isabel Fernanda de Lara, Lígia Aparecida Palú, Luciana Gusso, Maria Silvani Santana da Silva, Tammy Thais Figueiredo Perrout, Andréa Cuthma Bilesk , Fernanda de Assis, Heloisa Golemba Ferreira, Jane Sescatto, Katiuscia Vanessa Schiontek, Luciana Kusman, Lucinéia Cristina de S. Bencke, Maria Goretti David Lopes, Maria Terumi Maruayama Kami, Michelle de Fátima Tavares Alves, Vivian Biazon El Reda Feijó, Neidamar Pedrini Arias Fugaça, Quitéria Antunes, Leda Maria Albuquerque, Tereza Kindra.
Não puderam comparecer à sessão solene e também foram homenageadas: Ana Irma Rodrigues, Carmen Gardin, Eliana Carzino, Fábio de Mello, Glaucia Borges Seraphim, Lenita Antonia Vaz, Márcia M. Benevenuto de Oliveira, Maria Skroski Castro, Maria Leoni Valle, Maria Ribeiro Lacerda, Noeli Vaz de Campos, Rose Marie Siqueira Villar, Sonia Silva Marcon, Vânia Muniz Néquer Soares, Vania Demogalki Buba e Vivian Biazon.
Legislações
A Lei nº 20.193/2020 insere no Calendário Oficial de Eventos do Paraná o Dia do Enfermeiro e dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem, a ser comemorado anualmente em 12 de maio. A legislação, proposta pelo ex-deputado Dr. Batista prevê uma semana com ações e campanhas que esclareçam sobre a importância da enfermagem e dos serviços prestados por seus profissionais.
E a Lei nº 22.130/2024, que trata da Consolidação das Leis de Defesa do Consumidor no Paraná, prevê a meia-entrada para eventos artísticos, culturais, cinematográficos e desportivos dos profissionais do sistema público e privado de saúde. Para fazer jus ao benefício o profissional da área de saúde deve apresentar documento de identidade, contracheque ou carteira funcional emitida por estabelecimento público ou privado de saúde, ou carteira identificação expedida por entidade de classe.
Dados
Uma das maiores categorias profissionais da saúde no Brasil, com mais de 3 milhões de profissionais registrados, incluindo auxiliares, técnicos e enfermeiros, a enfermagem tem crescido significativamente nos últimos anos, com um aumento de mais de 66% entre 2013 e 2022. A maioria dos profissionais de enfermagem (59,3%) atua no setor público, seguido do setor privado (31,8%), filantrópico (14,6%) e ensino (8,2%).