Sob a proteção de Deus: o "Fala Deputado" desta semana nos traz o Pastor Edson Praczyk O deputado revela à Rádio Assembleia como transformou a aversão pela política em paixão e como se divide entre o Legislativo e a igreja.

02/03/2016 17h37 | por Cláudia Ribeiro
Deputado Pastor Edson Praczyk (PRB)

Deputado Pastor Edson Praczyk (PRB)Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Pastor Edson Praczyk (PRB)

Com este sobrenome – Praczyk – seria até natural que fosse paranaense, mas o deputado Pastor Edson Praczyk (PRB) é paulistano de nascimento. “De paranaense só tenho o coração”, revela. E é com este ex-radialista e pastor na Igreja Universal do Reino de Deus que a equipe da Rádio Assembleia conversa esta semana no programa “Fala Deputado”

No quinto mandato como deputado estadual, Praczyk contou, durante o bate papo, que jamais imaginou se tornar político. Ao contrário: tinha aversão ao tema. Foi inserido neste mundo pelo grupo que representa na Casa: os evangélicos. E lembrou que, apesar de ser um religioso, muitas das leis que aprovou como deputado não tinham relação alguma com o tema.  Ele é autor, por exemplo, de uma lei pioneira no Brasil que obriga todos os espaços com grande concentração de pessoas a terem um aparelho desfibrilador. “Certa vez um ambientalista, que participava de um congresso em Curitiba, sentiu-se mal e, graças ao equipamento, foi reanimado e sobreviveu. Só isso já me deixa realizado como legislador”, disse.

Na Assembleia, Praczyk é conhecido também por entender muito de Regimento Interno. Tanto que foi escalado, em dois momentos, como relator das comissões especiais formadas para revisar o documento que rege o trabalho parlamentar. “Ao longo dos anos, o Regimento passou por muitas mudanças e virou uma verdadeira colcha de retalhos, difícil de ser compreendida. Se as novas alterações forem aprovadas, vão facilitar muito a vida dos deputados e advogados que atuam no Legislativo”, afirmou, comparando o Regimento Interno com a Bíblia Sagrada, que ele continua a pregar nos momentos em que não está no Parlamento.

Na mensagem aos ouvintes, Praczyk reforçou a importância da crença em Deus, mas deixou claro:  “Acreditem também na capacidade que vocês têm, sejam de qual religião forem e que Deus os abençoe! ”.

Quer essa bênção pra você? E ficar por dentro desse programa pra lá de abençoado? Então ouça a entrevista na íntegra com Edson Praczyk a partir desta quinta-feira (3), em uma rádio aí pertinho de você ou aqui mesmo na página da Assembleia.