Soldado Fruet cobra investimentos do Estado em São Miguel do Iguaçu

28/07/2020 16h00 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Reunião realizada pelo Soldado Fruet na Associação Comercial e Empresarial de São Miguel do Iguaçu, em 26/09/2019, com moradores e empresários contrários à instalação da Casa de Custódia.

Reunião realizada pelo Soldado Fruet na Associação Comercial e Empresarial de São Miguel do Iguaçu, em 26/09/2019, com moradores e empresários contrários à instalação da Casa de Custódia.Créditos: Assessoria parlamentar

Reunião realizada pelo Soldado Fruet na Associação Comercial e Empresarial de São Miguel do Iguaçu, em 26/09/2019, com moradores e empresários contrários à instalação da Casa de Custódia.

O deputado estadual Soldado Fruet (PROS) lamentou, na sessão remota da Assembleia Legislativa do Paraná desta terça-feira (28), a confirmação da instalação da Casa de Custódia de São Miguel do Iguaçu e cobrou que o Governo do Estado realize os investimentos prometidos para o município como contrapartida da obra. “Desde o ano passado, a população de São Miguel do Iguaçu e eu temos nos mobilizado para evitar a instalação da Casa de Custódia naquela cidade”, destacou, lembrando que se reuniu no dia 26 de setembro, na Associação Comercial e Empresarial local, com moradores e empresários contrários ao “cadeião”.

O deputado recordou que, na sequência, foi convidado para uma audiência pública no dia 1º de outubro, “que na verdade foi um circo”, onde só permitiram falar quem era favorável à instalação da Casa de Custódia. “Quem era contrário sequer teve o acesso à audiência pública permitido”, enfatizou. O deputado do PROS citou que, em função da preocupação dos moradores de São Miguel do Iguaçu, procurou a Secretaria Estadual da Segurança Pública (SESP), encaminhou ofício ao Governo do Estado e solicitou ao prefeito para que a população local pudesse se manifestar sobre a obra. “Renovo todos esses pedidos: ouçam o povo antes de tomarem decisões que podem mudar o rumo e selar o futuro de uma cidade toda”, discursou. 

“Foz do Iguaçu, que antes era conhecida como Terra das Cataratas, já está sendo conhecida como cidade dos presídios, olha que título horrível”, apontou. Ele defendeu que o Estado seja pensado de forma macro. “Vamos parar de construir penitenciárias e Casas de Custódia apenas na região fronteiriça. Temos 399 municípios. Ninguém quer penitenciárias, mas vamos descentralizar essa situação”, afirmou, salientando que o Oeste tem um agravante: “somos uma região essencialmente turística e abrigos para criminosos, querendo ou não, ofuscam os atrativos turísticos”. Pensando nisso, o deputado, que preside a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, apresentou dois projetos de lei que proíbem a instalação de estabelecimentos prisionais em regiões turísticas e a menos de cem quilômetros das fronteiras. 

“Um preso em São Miguel do Iguaçu, por exemplo, se fugir da Casa de Custódia, em minutos está no Paraguai e nunca mais será recapturado. Voltará ao Brasil depois para voltar a cometer crimes”, comentou o deputado. "Quando expus isso para a SESP no ano passado tive como resposta que o Estado compensaria o município fazendo grandes investimentos, como contrapartida, em educação, segurança pública e saúde. Nesse momento, cobro das autoridades locais que ouçam a população, mas como o leite já derramou e a Casa de Custódia será lá instalada, estarei aqui cobrando que cada investimento prometido para a cidade seja cumprido pelo Estado”, concluiu o Soldado Fruet.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação