Solenidade de posse do governador é prestigiada por personalidades da vida pública paranaense Cerimônia na Assembleia Legislativa foi acompanhada por autoridades civis e militares, além de membros do governo que inicia neste 1º de janeiro.

01/01/2019 10h00 | por Trajano Budola

Deputados participam da solenidade de posse do governador Carlos Massa Ratinho Junior, no plenário da Alep.Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Créditos: Nani Gois/Alep

Autoridades e personalidades da política e vida pública paranaenses compareceram à cerimônia de posse do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na manhã desta terça-feira (1º). O ato, sessão solene comandada pelo presidente da Mesa Executiva do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSDB), reuniu representantes dos três poderes do Estado, familiares e convidados do novo governador e de seu vice, Darci Piana (PSD).

Entre os presentes, o futuro líder do governo na Alep, deputado Hussein Bakri (PSD), ressaltou o otimismo que marca o início da nova gestão, apesar do desafio pela recuperação da economia nacional. De acordo com ele, o governo deve mostrar um novo modelo de administração. “A redução do número de secretarias e a aprovação das Parcerias Público Privadas fazem com que o Paraná possa se desenvolver com menos burocracia e mais eficiência, além do diálogo, que dá boas condições administrativas e políticas ”, disse.

Para o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), ex-líder do governo Beto Richa no Legislativo, o novo governo assume com equilíbrio fiscal, financeiro e com superávit, além de ações e programas em andamento. “Ratinho Junior assume com garra, vontade e determinação e um projeto interessante de inovação para a infraestrutura e o combate às desigualdades. É muito desafiador, mas o governador tem juventude e força para trabalhar muito e concluir os objetivos”, afirmou.

O secretário chefe da Casa Civil, Guto Silva, vê com esperança o simbolismo que marcou o ato de posse de Ratinho Junior e Darci Piana, algo que, segundo ele, deve se repetir no estilo de administração desta gestão. “Corte de privilégios e redução de secretarias. A população pode esperar muito trabalho, determinação e transparência do governo em todos os seus atos. O compromisso é que o Paraná seja de todos, sem privilégios, castas e oligarquias”, contou.

Já o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a prioridade é investir em portos, rodovias e ferrovias que atendam ao desenvolvimento do Paraná pelas próximas décadas, em um projeto de estrutura para o crescimento econômico. “A prioridade é que o estado seja modelo para o Brasil, cuidando do nosso grande porto de Paranaguá e de nossas grandes rodovias. O desafio é da transparência, gestão e compliance, o que os paranaenses desejam de nós”, explicou.

Ney Leprevost, que assumiu a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, afirmou que após um diagnóstico dos projetos que já estão em andamento, novas ações de longo prazo serão tomadas, como uma determinação do governador Ratinho Junior. “O Paraná precisa ter um plano de gestão em longo prazo para que as próximas gerações tenham serviços públicos de qualidade garantidos”, explicou.

Para o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSDB), apoios importantes continuam com o novo governo, reforçando política já aplicada pelo prefeito Rafael Greca (PMN). “Temos uma sinalização do governador para investimentos em nossa cidade, elaboração de projetos que visem Curitiba como polo da região no transporte coletivo e saúde metropolitana. Queremos ser parceiros e o governador já demonstrou esse interesse nas reuniões no período de transição”, afirmou.

De acordo com o deputado estadual eleito, delegado Jacovós (PR), a expectativa com as ações para a segurança pública, área pela qual pretende atuar na Alep, é muito positiva. “O governador tem ideias novas, é um idealista. Esperamos uma segurança pública de qualidade, com investimento. Precisamos da contratação de novos policiais, mais equipamentos e um trabalho moderno, com inteligência e resultados”, disse.

Já o deputado eleito, Galo (PODE), afirma esperar modernidade e eficiência com medidas como o enxugamento da máquina pública. “Eu acredito muito no governador, terá muita positividade para atender a população com o que foi seu compromisso de campanha: um governo moderno e focado na população que mais precisa”, afirmou.

Mesa de Honra - Compondo a mesa de honra, o presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargador Renato Braga Bettega, desejou um período de boas relações institucionais com o Poder Executivo. “A troca de governança sempre gera uma expectativa muito grande. Acreditamos em um novo modo de governo, demonstrado já no discurso de posse de Ratinho Junior. Os paranaenses têm muita esperança neste novo período”, afirmou.

Também parte da mesa de honra, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Luiz Taro Oyama, demonstrou a disposição do órgão em parcerias com o Poder Executivo. “A Justiça Eleitoral é um sistema que congrega todos os cidadãos pelas garantias de legitimidade dos processos eleitorais. É importante esta proximidade demonstrada pelo governador e sua equipe para que os trabalhos atendam bem à população”, explicou.

Para o comandante da 5ª Divisão do Exército, general Tomas Ribeiro Paiva, as relações com o Poder Executivo sempre foram muito boas, com a expectativa de que serão ampliadas parcerias em ações. “O governador me visitou no quartel ainda na qualidade de eleito para tratar de assunto s de interesse comum. Esperamos que este relacionamento se fortaleça cada vez mais”, afirmou.