Startups terão vez na Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Grupo pretende abrir as portas do Legislativo para os novos modelos de negócios tecnológicos e fomentar o desenvolvimento das universidades.

14/03/2019 09h40 | por Kharina Guimarães

Créditos: Arte: Vinícius Leme / Alep

Fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias será uma das áreas de atuação da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). O novo presidente do grupo, deputado Emerson Bacil (PSL), quer trazer as startups para dentro da Assembleia. “As pessoas têm ideias, a desenvoltura de criar e não têm espaço. A Comissão dará espaço para elas. Vamos interagir com a comunidade, trazer startups e também fazer com que a universidade se integre a Comissão. Ciência e tecnologia combinam com o futuro. Teremos um grande desafio de início, mas queremos fazer a diferença”.

As startups são modelos de negócio em desenvolvimento em bases tecnológicas ou novas empresas já em estágio inicial de funcionamento. A Comissão tem entre suas atribuições analisar projetos para o desenvolvimento científico e tecnológico, para o fortalecimento e a ampliação de unidades de produção de bens de elevado conteúdo tecnológico, prestação de serviços técnico-especializados e entidades de ensino e pesquisa.

Estreante na função de deputado estadual, Bacil agradeceu o apoio dos colegas que confiaram a ele a presidência da Comissão. “Fico muito feliz por assumir mais essa responsabilidade dentro da Casa. Eu entendo que a tecnologia e, principalmente, o Ensino Superior devem ter a importância que merecem. Nós vamos fazer um trabalho de resgatar nessa comissão situações que nós possamos mostrar para a comunidade”.

Composição – Também compõem a Comissão os deputados Evandro Araújo (PSC), como vice-presidente, Delegado Jacovós (PR), Luiz Fernando Guerra (PSL), Nelson Justus (DEM), Professor Lemos (PT) e Tiago Amaral (PSB). São suplentes os seguintes deputados: Michele Caputo (PSDB), Wilmar Reichembach (PSC), Anibelli Neto (MDB), Alexandre Amaro (PRB), Tadeu Veneri (PT), Delegado Fernando (PSL) e Subtenente Everton (PSL).