Strapasson Promove Reunião Entre Diretores de Escolas Estaduais e Secretário da Educação

12/05/2008 18h00 | por Assessoria de Imprensa - Vilmar Junior
Tratar sobre as principais necessidades das escolas estaduais instaladas no município de Almirante Tamandaré. Foi com este objetivo que o deputado estadual Edson Strapasson (PMDB) reuniu o secretário de Estado da Educação, Mauricio Requião, o superintendente de Desenvolvimento Educacional (Sude), Luciano Mewes e os diretores das 17 escolas estaduais localizadas no município. A reunião, que contou com a presença e o apoio do prefeito municipal Vilson Goinski, aconteceu na última sexta-feira (09) na Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Facop).Também participaram do evento a vice-prefeita de Almirante Tamandaré, Dete Pavoni, o secretário Municipal de Educação, Romildo de Brito, o chefe do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte, professor Sergio Stachescki e os representantes de grêmios estudantis. O encontro foi uma grande oportunidade para que os diretores pudessem expor as principais necessidades das escolas estaduais diretamente ao secretário Mauricio Requião, bem como ouvir informações detalhadas sobre os programas e projetos que a Secretaria de Estado da Educação (Seed) vem desenvolvendo no estado. Além das demandas estruturais, os diretores falaram sobre as questões pedagógicas, qualidade de ensino e de outros desafios que enfrentam, como a não utilização por parte de alguns professores dos recursos disponibilizados pelo estado, citando como exemplo os laboratórios de Ciências. Outro destaque importante da reunião foram algumas idéias sobre a avaliação funcional dos professores, com sugestões e criticas para aperfeiçoar este mecanismo.Para Mauricio Requião, o encontro foi extremamente produtivo. “É sempre importante conversar com nossos diretores. Pudemos apresentar um pouco dos planos que temos para o futuro e uma avaliação do que fizemos em um passado recente. Saio levando boas idéias que vem dos nossos diretores, pela experiência e pelo contato que eles têm nas escolas”, disse. O secretário ressaltou ainda o trabalho do deputado Strapasson. “O destaque que faço é o empenho do Strapasson para que essa reunião acontecesse. Muitas das demandas que nós pudemos tratar aqui já haviam sido apresentadas pelo deputado à Seed e a mim particularmente. Há bastante tempo que eu devia a ele este encontro e pudemos hoje ter uma conversa muita produtiva”, avaliou.O superintendente Luciano Mewes também considerou produtivo o encontro com os diretores. “Foi uma oportunidade impar do secretário Mauricio Requião e eu estarmos conversando com os diretores. Saímos daqui com bastantes sugestões, não só pontuais, mas com sugestões até para todas as escolas do Paraná”, disse. Na avaliação do prefeito Goinski, “foi um momento importante para que os diretores das 17 escolas estaduais do município pudessem esclarecer dúvidas sobre o andamento de projetos, atividades da Seed, e principalmente, falar sobre as principais demandas das nossas escolas estaduais”, observou.Para Strapasson, que é o representante de Tamandaré na Assembléia Legislativa, o encontrou superou as expectativas. “Foi realmente uma grande reunião de trabalho, um encontro bastante positivo na medida em que foi uma conversa franca entre os diretores e o secretário. Agora, vamos aguardar o encaminhamento de uma relação de prioridades por parte dos diretores, para que a Seed possa dar uma posição técnica quanto às solicitações. Sabemos que as coisas não acontecem de um dia para outro, mas é importante a gente deixar claro o que vai acontecer e o que não vai, bem como o que pode ser melhorado”, finalizou.Durante a reunião, o superintendente Mewes confirmou que começarão ainda neste ano a construção de duas novas escolas estaduais em Tamandaré, sendo uma nova unidade para o Colégio Estadual Ambrósio Bini e outra no Jardim Apucarana. Ficou também combinado um novo encontro dentro de 30 dias na Sude, para que os diretores tomem conhecimento do posicionamento do estado quanto às solicitações. O deputado Strapasson segue acompanhando os processos.