Tecnologia 5G vai ajudar gestores a promover o desenvolvimento, avalia Romanelli

18/10/2021 16h36 | por Assessoria parlamentar
Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).Créditos: Cleverson Lima

Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) disse, nesta segunda-feira (18), que o uso da tecnologia 5G vai ajudar os gestores públicos a promover o desenvolvimento dos municípios paranaenses. Romanelli destacou ainda a ampla participação dos prefeitos do Norte Pioneiro no debate sobre o uso da tecnologia como ferramenta propulsora do desenvolvimento.

“É preciso incentivar os municípios a adequar suas legislações e a infraestrutura urbana para receber serviços de telefonia móvel e transmissão de dados em 4G e 5G. Trata-se de um avanço para ajudar os prefeitos e prefeitas a promover conectividade e acessibilidade dos cidadãos à tecnologia”, defende o deputado, que é um dos autores do projeto de lei 559/2021 que cria o “Programa de Estímulo à Implantação das Tecnologias de Conectividade Móvel”, apresentado na Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com os deputados Tião Medeiros (PTB) e Emerson Bacil (PSL).

Debate — Romanelli parabenizou ainda a iniciativa da Rede Cidade Digital (RCD), em ampliar o debate com gestores sobre o assunto. Nesta terça-feira (19) a entidade promove Webinar das Cidades Digitais, com a participação dos prefeitos de Cornélio Procópio, Amin José Hannouche (PSD); de Jacarezinho, Marcelo Palhares (PSD) e de Santo Antônio da Platina, professor Zezão Coelho (Pode). O debate será apresentado pela jornalista Valdireni Alves.

O diretor da RCD, José Marinho, disse que a proposta do evento é de melhorar o acesso da população aos serviços públicos e investir em inovação. “A webinar é o espaço para troca de informações e soluções que possam contribuir com o planejamento municipal, com ideias e modelos de como se investir em tecnologia”, enfatiza.

A Webinar das Cidades Digitais do Norte Pioneiro acontece às 10 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (41) 3015-6812 ou pelo e-mail imprensa@redecidadedigital.com.br.

Audiência 5G – No final de setembro, a Assembleia Legislativa realizou uma audiência pública para debater a implantação da tecnologia 5G no Paraná. O encontro serviu de preparação para os municípios paranaenses iniciarem um processo de atualização de políticas públicas para contribuir com a aceleração digital revolucionária imposta pela nova tecnologia, principalmente em relação às adequações quanto a Lei das Antenas (13.116/15) e ao decreto federal 10.480/20, alertaram os palestrantes.