Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Tem programa novo no ar! O tema desta vez são as profissões do futuro, Ouça

Podcast
Vc vai ver no programa de hoje:

Apesar da crise, venda  de veículos novos está em  alta no Brasil

Pesquisa aponta que quase 50% dos jovens brasileiros não usam preservativos;

E para os jovens, tem dica de novas profissões na entrevista;

Tem dicas de uma feira de profissões no interior;

E tem dica cultural na capital.

E vc sabe o que significa veto?

Fique com a gente aqui na Rádio e TV Assembleia, porque vc descobre como ele pode afetar sua vida....

(sobe som))

Quem está com a gente para nos ajudar a “desvendar“ essa linguagem usada aqui na Assembleia Legislativa é a Ana Luzia Mikos, nossa colega jornalista.

Seja bem vinda, Ana.

Hoje vc fala sobre que termo?????

Ana: Olá!!! Eu vou falar sobre “veto”. No dia a dia, quando se veta algo ou alguém, significa proibir, barrar....

O mesmo vale para a legislação. Funciona assim:

QUANDO UM PROJETO DE LEI É APROVADO NA ASSEMBLEIA, ELE SEGUE PARA O GOVERNADOR, QUE PODE SANCIONAR (aceitar, aprovar) OU VETAR. ESSE VETO POR SER TOTAL, OU PARCIAL – NESTE CASO DE UM OU OUTRO ARTIGO.

O GOVERNO TEM PRAZO DE 15 DIAS ÚTEIS PARA DECIDIR E 48 HORAS PARA COMUNICAR AO LEGISLATIVO. SE NÃO SE PRONUNCIAR NESSE PERÍODO, O PROJETO É CONSIDERADO SANCIONADO.

RECEBENDO DE VOLTA O PROJETO VETADO, A ASSEMBLEIA TEM um mês  PARA COLOCAR O VETO EM VOTAÇÃO, EM SESSÃO ÚNICA.

PARA MANTER OU REJEITAR O VETO SÃO NECESSÁRIOS 28 VOTOS (MAIORIA ABSOLUTA). SE ele FOR REJEITADO, O PROJETO É DEVOLVIDO AO GOVERNADOR, QUE TEM PRAZO DE 48 HORAS (ou dois dias)) PARA PROMULGÁ-LO; CASO CONTRÁRIO CABE AO PRESIDENTE DO LEGISLATIVO, no mesmo prazo, FAZER A PROMULGAÇÃO. SE NÃO  FIZER isso, O ATO CABERÁ AO VICE-PRESIDENTE da casa de leis.

Sobre promulgação, sanção... termos que usei hoje aqui, vou “desvendar” nas próximas vezes que estiver com vcs aqui no programa.

(ana, muito obrigada pela presença)

Lembrando que a Ana Luzia Mikos vai estar com a gente sempre aqui no programa pra traduzir termos e funções legislativas.

O objetivo com isso é aproximar vc, que nos ouve e assiste do Poder Legislativo de todo o processo que envolve a elaboração das leis.

(sobe som))

Uma pesquisa feita pela DKT International identificou que 47% dos jovens entre 14 e 24 anos afirmam não usar preservativos nas relações sexuais. O levantamento, que ouviu mais de 1.500 pessoas em todo o Brasil revelou, ainda que  quase 80% dos participantes (74,8%), nunca fizeram o teste para saber se têm ou não o vírus do HIV e que 21,6% dizem acreditar que existe cura para a aids.

A DKT International é uma organização beneficente sem fins lucrativos que promove o planejamento familiar e a prevenção do HIV por meio do marketing social.

Para dar maior visibilidade a importância do preservativo, será realizado pela primeira vez aqui no  Brasil  o Prudence Fest, um festival para mais de 30 mil pessoas, com música e informações para o combate à doença que acontece    no dia 1º de dezembro, o Dia Mundial de Luta contra a AIDS.

O evento acontece no México desde 2011 e, a cada edição, costuma reunir milhares de pessoas.

(sobe som))

E por falar em jovens, A GENTE TRAZ INFORMAÇÕES justamente para esse público de  UM EVENTO BASTANTE INTERESSANTE QUE ACONTECE ATÉ HOJE à noite NA CIDADE DE ARAPONGAS, REGIÃO NORTE DO NOSSO ESTADO.

É A PRIMEIRA MOSTRA DE PROFISSÕES DA ÁREA DE SEGURANÇA PÚBLICA. O EVENTO,  QUE CONTA COM VÁRIAS ATIVIDADES E TEM ENTRADA DE GRAÇA PARA O PÚBLICO, ACONTECE NO CENTRO DE EVENTOS EXPOARA – NO MUNICÍPIO DE ARAPONGAS, COMO FALAMOS, QUE FICA NA REGIÃO METROPOLITANA DE LONDRINA.

 

ESSA É UMA MOSTRA VOLTADA PARA ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES – MAS, TAMBÉM VOLTADA PARA A COMUNIDADE. A IDEIA PRINCIPAL COM A REALIZAÇÃO DESSAS ATIVIDADES É DESPERTAR NO PÚBLICO JOVEM, O INTERESSE para a  AREA DE SEGURANÇA PÚBLICA, DE MANEIRA GERAL.

OS VISITANTES PODEM ACOMPANHAR PALESTRAS, DEMONSTRAÇÕES PRÁTICAS DE ATUAÇÕES ESPECÍFICAS, E TERÃO AINDA INFORMAÇÕES SOBRE COMO INGRESSAR NESTE TIPO DE SERVIÇO. PODEM APRENDER AINDA SOBRE VALORES E SOBRE O MATERIAL UTILIZADO NO DIA A DIA DE TRABALHO.

 

PARTICIPAM DESSA MOSTRA DE PROFISSÕES, A POLÍCIA MILITAR, A POLÍCIA CIVIL, O CORPO DE BOMBEIROS, A POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL, A DEFESA CIVIL, A GUARDA MUNICIPAL, O DEPARTAMENTE PENITENCIÁRIO E O SAMU.

 

PRA MUITOs JOVENS, DE FATO – ESSE CONTATO DIRETO COM A ATIVIDADE É UMA OPORTUNIDADE MUITO INTERESSANTE PARA MAIS APRENDIZADO E QUEM SABE PARA UMA CARREIRA LIGADA Á ESSA ARÉA Tão IMPORTANTE À NOSSA SOCIEDADE.

(sobe som))

Pois é. O tema da nossa entrevista de hoje, além de ser voltado para os jovens, tem a ver com  as carreiras, as profissões do futuro, mas na área da indústria. Pelo menos 30 novas profissões devem ser criadas em oito áreas nos próximos cinco a dez anos, de acordo com um estudo do  Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Está aqui em nosso estúdio, o gerente de inovação, gestão e talentos da Fiep,  Rafael Lucchesi.

Quais as áreas que vão demandar mais profissionais?

((A área automotiva está entre os segmentos líderes da corrida tecnológica no Brasil. Seus representantes preveem que novas tecnologias — como robótica colaborativa e comunicação entre máquinas por meio da internet das coisas — vão impactar fortemente a produção da área. A previsão é que as profissões do segmento se transformem e sejam criadas quatro novas ocupações: mecânico de veículos híbridos, especialista em telemetria, programador de unidades de controles eletrônicos e técnico em informática veicular. Além disso, devem ganhar relevância profissões já existentes como eletromecânico de automóveis e mecânico de manutenção automotiva.

Outro segmento que está entre os mais otimistas com a quarta revolução industrial é o de Tecnologias da Informação e Comunicação. Profissionais dessa área deverão trabalhar em todos os setores econômicos por conta da necessidade de criação de programas de computador adaptados às necessidades das empresas. A previsão do estudo é que devem ganhar maior relevância no mercado ocupações que já existem hoje, como técnico programador de games digitais, programador multimídia, o técnico em desenvolvimento de sistemas e o técnico em redes de computadores.

Novas profissões também devem aparecer nesse mercado: analista de internet das coisas (IoT), engenheiro de software e o especialista em big data, profissional com base científica que seja capaz de analisar dados como movimentos econômicos e contexto da empresa para ajudá-la a se inserir em novos mercados. No mundo digital, a segurança das informações — especialmente diante do armazenamento de informações estratégicas em nuvem — é uma das maiores preocupações dos empresários. Por isso, devem nascer também profissões diretamente ligadas a essa temática: engenheiro de cibersegurança e analista de segurança e defesa digital.))

 

Essas novas “ocupações”, estão totalmente ligadas aos avanços tecnológicos...

((As novas ocupações — que incluem engenheiro de cibersegurança, técnico em informação e automação, mecânico de veículos híbridos e projetista para tecnologias 3D — devem surgir em sua maioria por conta da chamada “indústria 4.0”, que se refere à integração do mundo físico e virtual por meio de tecnologias digitais, como a ‘internet das coisas’ e inteligência artificial))

E com essas demandas, deverão surgir novos cursos de graduação e também no ensino profissionalizante?

O estudo ainda aponta que, independentemente  do segmento, novas competências e habilidades — principalmente socioeconômicas, como trabalho em equipe e empreendedorismo — serão uma demanda a novos profissionais. Isso quer dizer que o profissional terá que ter mais habilidades além do curso?

((O técnico em Química, por exemplo, terá de adquirir conhecimentos básicos em nanotecnologia e em sistemas digitais, assim como ter pensamento crítico, adaptabilidade, flexibilidade e atenção a detalhes, entre outras habilidades. Já o operador de processamento de grãos precisará ter noções de automação de controle e processos, de aplicativos de software, ter boa comunicação, gestão de tempo e aprendizagem ativa. São as chamadas competências socioemocionais))

 Por que elas são tão importantes?

((Porque existe uma evolução constante da sociedade do conhecimento. As estruturas empresariais hoje são menos verticalizadas, são mais horizontais e flexíveis. Equipes que trabalham de forma colaborativa são essenciais para se obter ganhos de produtividade e eficiência)).

 

Como foi a metodologia dessa pesquisa para que vocês pudessem chegar a esses resultados?

((O trabalho foi feito a partir do Modelo Senai de Prospecção, feito a partir da aplicação de um painel com cerca de 20 especialistas – representantes de empresas, de sindicatos de trabalhadores, de universidades – por setor estudado e enviado para Comitês Técnicos Setoriais, que apontam quais serão os perfis e as competências exigidas dos profissionais de cada segmento. O método é utilizado para embasar as decisões do Senai sobre a oferta de cursos e seus currículos e já foi transferido a instituições de mais de 20 países na América do Sul e no Caribe)).

Isso significa uma verdadeira transformação no mercado de trabalho?

((As tecnologias digitais vão criar uma infinidade  de novos negócios e transformar o mercado de trabalho. As pessoas terão um processo contínuo de aprendizado ao longo de vida. Vão precisar se requalificar permanentemente para adquirir novas competências)).

(Obrigada pela preesença))))

(Sobe som))

Agora temos uma dica cultural gratuita no Museo Oscar Niemeyer

Estreia hoje e vai até o dia  30 de setembro na Torre do MON,  a peça “POSES PARA DORMIR”. O texto é da aclamada dramaturga argentina Lola Arias e foi traduzido pelo curitibano Diego Fortes, que também assina a direção. A história se passa em um futuro utópico, em dois apartamentos que ocupam o andar de um prédio em uma cidade sitiada pela guerra.

Encenada na Torre do Olho, no Espaço Araucária, a peça é uma instalação onírica em uma espécie de fim do mundo, onde as identidades das personagens Nadia (Guenia Lemos) e seu marido Bruno (Diego Fortes), se confundem com a dos vizinhos Jota (Richard Rebelo) e Tao (Giuly Biancato) em uma série de coincidências absurdas.

A entrada é de graça e os ingressos serão distribuídos no local uma  hora antes de cada sessão. As apresentações acontecem   de quinta a domingo; nas quintas e sextas, ás  20h; sábados, às  18h e 20h e domingos, somente às  18h, Classificação indicativa 16 anos.

(sobe som))

O mercado de veículos novos segue em alta no Brasil. Agosto registrou o maior resultado para um mês desde janeiro de 2015, segundo balanço da Fenabrave. O levantamento leva em conta os emplacamentos feitos  pelas concessionárias.

É também o melhor desempenho para agosto desde 2014. Foram 248,6 mil unidades vendidas no mês, somando automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

O volume corresponde a um aumento de 14,8% em relação a agosto do ano passado e de 14,3% na comparação com julho. O ritmo diário de vendas tem ficado em torno de 10 mil unidades.

Confira a entrevista em vídeo no site:  

https://www.youtube.com/watch?v=QRUfg9VbBs8

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação