Ele é jovem, bonito, esportista e deputado de primeiro mandato. Tiago Amaral é o entrevistado do programa da Rádio Assembleia desta semana.
Filho do ex-deputado Durval Amaral, Tiago Amaral (PSB) teve uma expressiva votação em 2014, mesmo sendo candidato pela primeira vez. Foram quase 90 mil votos. Ele contou, durante o bate papo, que a candidatura precoce teve, claro, a influência do pai, mas que a vontade de se tornar político veio das próprias convicções e da vocação. “Acho que isso vem de dentro. Eu sempre tive convicção do que queria”.
Nascido em Londrina, na Assembleia ele representa também a região de Maringá. Apesar de bem jovem (ele completa 30 anos em julho), já atua como advogado há algum tempo. Em especial na área do Direito Tributário. Experiência que ele trouxe para o Legislativo, onde integra, entre outras comissões, a de Constituição e Justiça (CCJ). Um desafio que encara com naturalidade. “Apesar de ser outra área do Direito, ter atuado como advogado tributarista acabou me ajudando, de alguma forma, a entender e lidar com os projetos na CCJ”, diz.
Além do Plenário, Tiago tem uma vida quase “normal”. Está casado há menos de um ano e confessou que não está sendo fácil conciliar a vida pública com a pessoal, afinal, passa três dias em Curitiba e, quando volta pra casa, continua trabalhando em reuniões e encontros regionais. “Minha esposa entende, porque sabe que a política é um projeto bem maior, não apenas meu e que essa rotina não vai durar para sempre. Além disso, procuro aproveitar cada minuto que estou com ela”, declara.
E pensa que as atividades deste jovem parlamentar se restringem à vida em família e à Assembleia? Que nada! Ele gosta de esportes. É adepto do montanhismo, da corrida, da atividade física. Tanto que consegue encaixar essas atividades na agenda. Quando? “É um desafio, mas dou um jeito e sempre encontro um tempinho”.
Desafio aliás, foi uma palavra bastante dita pelo deputado durante a entrevista. E repetida aqui. É que superar desafios talvez seja um dos objetivos principais de Tiago Amaral. De cara já concorrer para deputado estadual foi um deles. Mas ele vai além. Se arrisca na escalada, no montanhismo. Vai conhecendo os limites, as potencialidades.. “Quer um desafio maior que você chegar a uma altura que 95% das pessoas jamais vão conseguir atingir? Isso te leva a acreditar que realmente pode fazer muito além do que faz”.
Agora se prepara para mais um destes desafios. Vai participar de uma corrida recheada de aventuras em Londrina no próximo dia 16. “Vai ser no meio do mato e vou tentar superar alguns obstáculos. Um deles é subir e descer montanhas. Haja preparo físico”, brinca.
De volta para a política, Tiago Amaral sabe que o período é delicado. Mas prefere dizer que “é uma fase ruim” e pede que os cidadãos acreditem mais em quem os representa. “A política não é uma alternativa, mas uma necessidade. Por isso, escolham bem os seus representantes, porque só assim a gente vai ter um país melhor”, finaliza.