Transporte coletivo e impactos na saúde são temas da oitava reunião da Frente Parlamentar do Coronavírus Encontro acontece nesta quarta-feira (19) a partir das 9h30 com transmissão pela TV Assembleia e redes sociais do Legislativo.

18/08/2020 10h23 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus na Assembleia Legislativa do Paraná.

Deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus na Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Assessoria parlamentar

Deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus na Assembleia Legislativa do Paraná.

Transporte coletivo e saúde, com ênfase no impacto da pandemia no tratamento de doenças renais são os temas da reunião da Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia Legislativa do Paraná desta quarta-feira (19), a partir das 9h30. "Duas pautas distintas, que merecem uma atenção especial do poder público. No caso do transporte coletivo, precisamos achar soluções para o problema dos ônibus lotados, que são um dos principais locais de contágio do coronavírus nas médias e grandes cidades e nas regiões metropolitanas" disse o deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador do colegiado.

Para a reunião, foram convidados o presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), prefeito de Fazenda Rio Grande Marcio Wozniack (PSDB), além de representantes da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e da Urbs. 

Michele Caputo é um dos autores do projeto de lei, que tramita na Assembleia Legislativa, que limita a lotação dos ônibus do transporte coletivo ao número de assentos disponíveis. A proposta é de autoria ainda dos deputados dos deputados Doutor Batista (DEM), Márcio Pacheco (PDT), Mauro Moraes (PSD), Luiz Cláudio Romanelli (PSB), Rodrigo Estacho (PV) e Soldado Fruet (PROS) - todos integrantes da frente.

Propostas - Michele Caputo adiantou aos deputados do colegiado que é possível acrescentar mais pautas na reunião que será transmitida pela TV Assembleia, canal aberto 20.2 e 16 na Claro/Net, além das redes sociais do Legislativo. "Numa reunião da Frente é possível tratar dois ou três grandes assuntos, assim como estamos fazendo. Por exemplo na última reunião, convidamos a OMS para falar das vacinas, como também tratamos da situação da categoria dos enfermeiros no enfrentamento à covid-19, e a situação do sistema prisional durante a pandemia".

Nesta edição da reunião, a Sociedade Paranaense de Nefrologia também terá espaço para discutir demandas do setor de atendimento das doenças renais. Com a presença da presidente da entidade, Ana Paula Emrich, serão discutidas propostas para apoiar as clínicas que oferecem hemodiálises e que estão enfrentando dificuldades para atender os pacientes, bem como outras situações que afetam diretamente o tratamento dessas pessoas.

O deputado Caputo ressaltou o trabalho da Frente Parlamentar e da Assembleia Legislativa no enfrentamento ao coronavírus no Paraná. "Debatemos sobre todas as perspectivas em relação ao enfrentamento da pandemia, seja sanitária, econômica ou social. Dessas discussões surgem importantes propostas e encaminhamentos, que se materializam em projetos de lei, requerimentos, decretos legislativos, ou sugestões aos três Poderes do Estado", destacou Michele Caputo.

A Frente Parlamentar é composta pelo coordenador, deputado Michele Caputo (PSDB), pelas deputadas Mabel Canto (PSD), Maria Victoria (PP), Luciana Rafagnin (PT) e Cristina Silvestri (CDN) e pelos deputados Do Carmo (PSL), Paulo Litro (PSDB), Delegado Jacovós (PL), Delegado Recalcatti (PSD), Alexandre Amaro (Republicanos), Goura (PDT), Subtenente Everton (PSL), Homero Marchese (Pros), Reichembach (PSC), Delegado Francischini (PSL), Delegado Fernando (PSL), Arilson Chiorato (PT), Tercílio Turini (CDN), Boca Aberta Junior (Pros), Soldado Fruet (PROS), Emerson Bacil (PSL), Luiz Claudio Romanelli (PSB), Gilson de Souza (PSC), Evandro Araújo (PSC),  Douglas Fabrício (CDN), Luiz Fernando Guerra (PSL), Doutor Batista (DEM), Nelson Luersen (PDT), Mauro Moraes (PSD), Rodrigo Estacho (PV) e Professor Lemos (PT).  

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação