Treinamento do Parlamento Universitário será nesta terça Edição 2019 do programa teve recorde de inscritos, além da participação inédita de acadêmicos do interior do estado.

03/06/2019 16h12 | por Vanderson Luiz
Treinamento dos inscritos no Parlamento Universitário 2019 deve lotar o plenário nesta terça-feira (03).

Treinamento dos inscritos no Parlamento Universitário 2019 deve lotar o plenário nesta terça-feira (03).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Treinamento dos inscritos no Parlamento Universitário 2019 deve lotar o plenário nesta terça-feira (03).

Os alunos das instituições de ensino superior de Curitiba terão seu primeiro compromisso com o Parlamento Universitário (PU) 2019 nesta terça-feira (04), a partir das 18h30, no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). É quanto será realizada a primeira etapa de treinamento, obrigatória a todos os participantes. “Os inscritos da Capital que não comparecerem estarão automaticamente excluídos do processo de seleção e não poderão participar da simulação no mês de julho”, avisou o diretor Legislativo, Dylliardi Alessi.

Haverá um treinamento específico para alunos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Universidade Estadual de Londrina (UEL). “Nestes casos, devido à logística, estaremos realizando esse processo em cada campus, mas igualmente com presença obrigatória de quem se inscreveu”.

O PU 2019 recebeu este ano 1.419 inscrições de acadêmicos de 12 instituições de ensino superior (IES), registrando a melhor marca da história do projeto organizado pela Escola do Legislativo. “É um número expressivo e que nos enche de orgulho, mostrando o interesse das universidades e dos acadêmicos, fazer parte deste projeto premiado nacionalmente”, agradeceu Dylliardi, recordando 2017, quando o PU foi escolhido vencedor do 3º Prêmio Cultural da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), eleito por unanimidade como o melhor projeto educacional desenvolvido por um Legislativo Brasileiro para o público externo. “Desde então, diversas Assembleias Legislativas têm nos procurado para conhecer nosso projeto para realizar em seus estados. Este ano, por exemplo, a equipe da Escola do Legislativo do Pará nos consultou e também estarão implantando o Parlamento Universitário”.

O treinamento - Neste treinamento os acadêmicos terão o primeiro contato com processo legislativo e técnicas de Plenário, Direito Constitucional e Direito Legislativo. “Os acadêmicos que comparecerem e forem selecionados para o Parlamento Universitário usarão muito os ensinamentos desta noite durante a simulação. Aqueles que não forem escolhidos por suas universidades terão uma noção de todo o processo e poderão agregar esse conhecimento”.

Na entrada do Plenário haverá uma lista de presença, que será levada ao conhecimento dos coordenadores de cada instituição de ensino superior e somente os alunos que assinarem poderão participar da seleção, cujo método ficará a critério de cada universidade. “Lembrando que os inscritos e a presença no treinamento será critério para definição do número de vagas que cada instituição terá direito”.

Uma vez feita a seleção por cada universidade, os escolhidos passarão por um treinamento aprimorado de técnica legislativa para que possam elaborar suas proposições, que deverão ser apresentadas de 2 a 15 de julho, antes do início da simulação, previsto para o dia 18 de julho.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação