Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

6ª edição do Parlamento Universitário tem início nesta quinta-feira (17) na Assembleia Legislativa

Durante duas semanas, universitários vão vivenciar o dia a dia das atividades parlamentares.

Créditos: Arte: Rafael Guareski

Começa nesta quinta-feira (17) a 6ª edição do Parlamento Universitário, com estudantes universitários de 25 instituições de ensino superior, públicas e privadas do Paraná. Até o dia 25 de julho, eles vão vivenciar o dia a dia das atividades parlamentares, com posse, eleição da Mesa Executiva, análise das proposições apresentadas por eles nas comissões permanentes e no Plenário da Assembleia.

Este ano, o Parlamento Universitário contou com 1.260 inscritos e teve a adesão de 28 instituições de ensino superior, das quais 26 indicaram representantes para atuação como parlamentares universitários. Serão mais de 130 pessoas envolvidas nas atividades, divididas entre 54 deputadas e deputados universitários, suplentes, estudantes de comunicação e coordenadores.

A edição deste ano se destaca pela pluralidade e engajamento regional. “É um Parlamento Universitário mais plural. Temos estudantes vindos de diversas regiões do Paraná, representando 25 instituições de ensino superior diferentes, entre as 28 que se credenciaram. Isso demonstra a abrangência e o interesse crescente pelo projeto”, afirmou o diretor da Escola do Legislativo, Jeulliano Pedroso.

Vivência prática

Organizado pela Escola do Legislativo da Casa de Leis, a iniciativa promove a vivência prática do processo legislativo para estudantes universitários, que atuam como deputados em uma simulação realista da atividade parlamentar. Além da experiência institucional, nesta edição os participantes terão uma rede de apoio. “Tivemos parcerias fundamentais, como a da OAB, que está atuando ativamente na mentoria dos estudantes para que eles desenvolvam propostas consistentes e aproveitem melhor o programa”, disse Pedroso.

Além disso, a Diretoria de Comunicação da Assembleia também participará ativamente da simulação, orientando os universitários que compõem o Parlamento da Comunicação, estudantes de comunicação que terão a oportunidade de atuar de forma prática com assessoria de comunicação parlamentar e de imprensa.

“Mais do que uma simulação, o Parlamento é um instrumento para aproximar os jovens do Poder Legislativo. Vivemos um tempo de radicalização ideológica e embates intensos, e muitas vezes o Parlamento é visto de forma distorcida. Ao participar do programa, os estudantes entendem que aqui se produz política pública, se fiscaliza a aplicação do orçamento, se realizam audiências públicas”, ressaltou Pedroso. “O Parlamento representa toda a população paranaense, e essa representação precisa estar conectada com a realidade das diversas regiões do estado”, afirmou, ao comentar que, quando os deputados apadrinham os projetos apresentados pelos universitários, “estamos oxigenando o processo legislativo com ideias novas, que vêm de jovens atentos às necessidades de suas comunidades”.

Programação

Na quinta-feira (17), a partir das 9 horas, no Plenário da Assembleia, ocorrerá a recepção, credenciamento e curso de oratória, ministrado pelo diretor da Escola do Legislativo, Jeulliano Pedroso. À tarde, ocorre a sessão preparatória de posse dos deputados universitários. Na sexta-feira (18), acontecem as eleições da Mesa Executiva e do governador universitário, além da instalação das comissões temáticas. Os parlamentares universitários também vão formar blocos e escolher as lideranças.

As atividades prosseguem na próxima semana, com reuniões de comissões, audiências públicas e sessões ordinárias. O projeto de lei do Poder Executivo Universitário será debatido em audiência na segunda-feira (21), com espaço para manifestações favoráveis e contrárias.

Ao longo do programa, estão previstas diversas atividades extras com a presença de autoridades e especialistas, como o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, e os ex-governadores Roberto Requião e Cida Borghetti. A programação termina na sexta-feira (25), com a última sessão plenária, a cerimônia de encerramento e a entrega de certificados.

O projeto

O Parlamento Universitário é uma iniciativa da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná que acontece no mês de julho, durante o recesso das sessões plenárias no legislativo paranaense. Ele congrega instituições de ensino superior, públicas e privadas, do Paraná, e reúne estudantes universitários que, durante duas semanas, simulam as atividades desempenhadas pelos deputados estaduais, com a divisão em bancadas partidárias, instalação das comissões temáticas, apresentação de projetos e votação em plenário das propostas apresentadas pelos participantes do programa.

O objetivo é oferecer aos cidadãos, em especial aos graduandos, o conhecimento e a vivência das atividades políticas do Parlamento, aprimorar a relação entre Estado e sociedade civil e proporcionar experiências práticas dos processos político e legislativo, permitindo aos jovens uma melhor compreensão do que é o dia a dia do deputado estadual, que vai além do comparecimento às sessões e da votação de projetos de lei, envolvendo muita preparação, conhecimento e trabalho.

Em 2017, o Parlamento Universitário foi considerado o melhor projeto educacional desenvolvido por um Legislativo brasileiro para o público externo, ao conquistar, por unanimidade, o 3º Prêmio Cultural da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel).

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação