
A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado encerrou o primeiro semestre de 2025 com conquistas e avanços significativos. Nos primeiros meses da atual gestão, foram 22 eventos, sendo 15 voltados ao público externo e 7 ao público interno. O resultado foi a capacitação de 4.304 pessoas por meio de diversas ações formativas, com 82 horas de formação. “Esses números são muito relevantes, principalmente quando comparamos com o histórico da própria Escola. É um volume bastante amplo de participação”, afirmou o diretor da Escola do Legislativo, Jeulliano Pedroso. Para ele, os dados refletem não apenas o interesse da população, mas também o esforço de descentralizar o acesso à formação política e cidadã.
A programação da Escola alcançou 9 segmentos diferentes de público, que variaram desde estudantes universitários até auditores fiscais. Mais de 64 palestrantes participaram das atividades, o que, segundo o diretor, garantiu “diversidade de perspectivas e excelência no conteúdo apresentado”. Ao todo, 5.893 pessoas se inscreveram em cursos da Escola.
O sucesso das ações, explicou Pedroso, só foi possível graças às parcerias com instituições como a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep/PR), Tribunal de Contas do Paraná (TCE/PR), Ministério Público do Paraná (MP/PR), Escola de Gestão do Governo do Paraná, entre outras instituições. “Esses parceiros não apenas contribuíram com conteúdo e estrutura, mas, em muitos casos, forneceram palestrantes gratuitamente. Isso significa que nossas ações não geraram custos adicionais aos cofres da Assembleia.” Ao todo, a Escola contou com a parceria de 13 instituições diferentes.
Escola Itinerante e Parlamento Universitário
Um dos destaques do período foi a atuação da Escola do Legislativo de forma itinerante, acompanhando as edições da Assembleia Itinerante. “Levamos a Escola para Londrina, Maringá e Jacarezinho, alcançando 897 participantes nessas ações fora da sede. Isso nos enche de alegria, porque mostra que estamos chegando efetivamente ao território, promovendo educação legislativa diretamente nos municípios”, comentou. Moradores de 79 cidades paranaenses estiveram presentes nas atividades da Escola no interior.
“A Assembleia Legislativa se aproxima do conjunto dos paranaenses não só aqui na nossa sede, mas também em outras regiões do estado”, enfatizou. Quarenta por cento dos eventos ocorreram no interior do estado, o que representa o maior índice de interiorização já registrado na história da Escola do Legislativo, com palestras que versaram sobre gestão pública, energia solar, inteligência artificial e comunicação pública.
A Escola também promoveu a 6ª edição do Parlamento Universitário (PU). O projeto, que simula todas as atividades de um deputado/deputada estadual por duas semanas, contou com 1.260 inscritos e teve a adesão de 28 instituições de ensino superior, das quais 25 indicaram representantes para atuação como parlamentares universitários. “A Escola do Legislativo do Paraná é parte essencial da estratégia de levar o debate sobre políticas públicas para toda a sociedade, sempre de forma técnica e sem viés ideológico”, afirmou.
Para o próximo semestre, a Escola deve promover mais cursos e debates com temas como o Marco Legal das Organizações da Sociedade Civil, o financiamento da agroindústria, além de ampliar a capacitação do público interno e incentivar a criação de Escolas do Legislativo nos municípios. “Entre os próximos passos, também está a meta de transformar a Escola do Legislativo em uma escola superior, com possibilidade de certificação oficial dos cursos e, futuramente, até mesmo a oferta de uma pós-graduação”, contou Pedroso.