TV Assembleia exibe nesta sexta (27) o programa Geração Atitude, voltado para a formação cidadã dos estudantes Programa reuniu alunos, mestres e representantes dos três Poderes no Plenarinho da ALEP, com participação especial de artistas paranaenses.

25/11/2015 17h09 | por Rossano Ribas

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

O Programa Geração Atitude, que vai ao ar nesta sexta-feira (27) às 20 horas, pela TV Assembleia, reuniu no Plenarinho do Legislativo estadual 31 alunos e professores selecionados no concurso “Caravana da Cidadania”. O concurso escolheu os melhores projetos de lei apresentados por alunos da rede pública de ensino do Paraná. Os ganhadores receberam como prêmio uma viagem a Curitiba entre os dias 15 e 17 de novembro. Durante a visita à capital o grupo conheceu o funcionamento do Ministério Público do Paraná e dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Eles estiveram na Assembleia participando de diversas atividades durante o dia e da gravação do “Geração Atitude”, durante a noite.

O objetivo do programa é estimular novas lideranças jovens e estudantes da rede pública de Ensino Médio para o exercício da cidadania, com informações sobre o funcionamento do Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público. O “Geração Atitude” é um projeto ligado ao Movimento Paraná Sem Corrupção, unindo o Legislativo estadual, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Secretaria de Estado da Educação (SEED) e a Assessoria Especial para Assuntos de Políticas Públicas para a Juventude (AEJ) do Governo do Estado.

Os alunos vencedores do Geração Atitude são dos municípios de Apucarana, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Goioerê, Guarapuava, Ibaiti, Laranjeiras do Sul, Loanda, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa, Maringá, Pato Branco, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama, União da Vitória, Wenceslau Braz, Colombo e Fazenda Rio Grande.

Este ano o presidente da Assembleia, Ademar Traiano (PSDB) acrescentou uma novidade ao evento, estabelecendo que o melhor dos 31 projetos apresentado pelos alunos seria de fato transformado em projeto de lei. O projeto escolhido no último dia 16 de novembro foi o da aluna Ingrid Ribeiro Serafim de Souza, de 16 anos, produzido com a orientação do professor Márcio Rogério Penachio, do Colégio Itacelina Bittencourt, de Cianorte. O projeto foi encampado pelos deputados Ademar Traiano (PSDB), Plauto Miró (DEM), Ademir Bier (PMDB) e Jonas Guimarães (PMDB), que compõe a Mesa Diretora da Assembleia.

O projeto de Ingrid começou a tramitar no dia 23 de novembro e pretende transformar o programa Geração Atitude em evento oficial, que constará do Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná. O Geração Atitude será realizado todos os anos na terceira semana de novembro, aberto a estudantes da rede pública do Estado. Uma de suas atribuições será disponibilizar o Guia do Cidadão, cartilha com informações sobre o funcionamento dos Poderes e demais órgãos integrantes das administrações públicas federal, estadual e municipal, a todos os alunos do Ensino Médio do Paraná. O texto define que a Assembleia poderá estabelecer convênios e acordos com órgãos públicos e privados para que auxiliem na execução da tarefa, especialmente na elaboração, orientação e divulgação do Guia do Cidadão e de outras atividades voltadas a incentivar a participação democrática da juventude no exercício da cidadania.

A festa do anúncio da escolha do projeto de lei e a gravação do programa “Geração Atitude” aconteceram no Plenarinho da Assembleia. Participaram do programa, além dos deputados da Mesa Diretora, o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, o promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná, Eduardo Cambi, e a promotora de Justiça Aisha Oliveira. O evento teve a participação das bandas “Nomads”, banda de rock formada por Angélica Bueno, Averaldo Bueno, Cosme Guga e Pedro Guimarães; “Flowema”, de hip-rock e funk e soul, integrado por Hullio, Erlon Evaldo, Léo e Luiz Fernando Feltran; “Ondas Duo”, de samba, funk, maracatu e soul dos músicos Xando Bocão e Jefferson Sassá; a dupla sertaneja William & Renan; e o músico “Danilo Dyba”, que representou o Paraná no Programa The Voice Brasil 2012.

O programa Geração Atitude vai ao ar nesta sexta-feira (27) às 20 horas, com reprise no domingo (29), às 20 horas, pela TV Assembleia, no canal 16 da Net, ou pela internet.

*Assista ao vídeo relacionado no Facebook da Alep.