TV Assembleia já pode ser assistida no canal aberto 10.2 Transição para um novo número de sintonia aconteceu neste fim de semana, cumprindo determinação do Senado Federal.

29/08/2020 10h41 | por Diretoria de Comunicação

Seguindo determinações do Senado Federal, a TV Assembleia já pode ser sintonizada através do canal aberto 10.2.Créditos: Arte: Vinícius Leme/Alep

Seguindo determinações do Senado Federal, a TV Assembleia já pode ser sintonizada através do canal aberto 10.2.Créditos: Reprodução

Tem novidade no ar. A TV Assembleia já está sendo transmitida em um novo canal de tv aberta. A mudança para a sintonia 10.2 foi uma determinação do Senado Federal em acordo com o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e faz parte da estratégia de expansão da Rede Legislativa de Rádio e Televisão.  Além da TV Assembleia, outros 47 canais legislativos da rede em todo o país passaram pela alteração no número de sintonia neste sábado (29).

Para que os equipamentos pudessem ser ajustados para a transição para o novo número de sintonia, a TV Assembleia ficou fora do ar da noite de quinta-feira até o início da manhã deste sábado, quando a programação voltou a ser transmitida já no novo canal. Dessa forma, foi possível garantir a qualidade da transmissão na nova sintonia já nos primeiros minutos. Nos televisores, a mudança aconteceu automaticamente, mas se você não conseguiu sintonizar a TV Assembleia hoje, basta executar a função "busca ou sintonia de canais" no seu aparelho.

A mudança vai aproximar as TVs legislativas da maioria dos canais comerciais, influenciando diretamente na audiência , já que vai tornar os canais mais visíveis e acessíveis para o público em geral. "A mudança impacta diretamente na audiência desses canais, no crescimento dessa audiência, na medida em que traz os canais legislativos para perto dos canais de grande audiência. Isso sem dúvida fortalece e dá muito mais visibilidade aos canais legislativos que estavam distantes até então dos canais comerciais", avalia Marcelo Malacrida de Morais, presidente da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral).

A diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná e integrante do Conselho Técnico da Astral, Kátia Chagas, ressalta a importância de poder transmitir a programação da TV Assembleia em canal aberto. "É a primeira vez em mais de 160 anos de Assembleia que temos nosso próprio canal de televisão. Esse canal trouxe muito mais transparência para a Assembleia e, finalmente, temos nosso próprio espaço para prestar contas da atividade parlamentar e do trabalho dos 54 deputados. Só tenho a agradecer ao Senado pela parceria e felizmente o Paraná está na Rede Legislativa de Rádio e Televisão".

Estreia - A TV Assembleia passou a ser transmitida em seu próprio canal aberto no dia 05 de maio deste ano, inicialmente no canal 20.2. Todo o investimento necessário para que a TV pudesse ser transmitida em canal aberto foi pago pelo Senado Federal, já que o canal faz parte da rede de televisão do Senado Federal. Outra parceria do projeto é a TV Paraná Turismo (TV Educativa). Além de assistir à programação em TV aberta, também é possível conferir todo o conteúdo no canal 16 da Claro/Net e pelas redes sociais da Assembleia Legislativa do Paraná.

A Rede Legislativa de Rádio e Televisão tem 67 emissoras de TVs legislativas em operação com alcance em 250 municípios. Outros 112 canais estão em processo de implantação. Os canais funcionam com o recurso de multiprogramação, o que possibilita o uso do mesmo transmissor para até quatro emissoras independentes. Em Curitiba e região, a TV Senado passará a ser sintonizada no canal 10.1, a TV Assembleia no canal 10.2 e a TV Câmara no 10.3.