TV Assembleia tem novo número de sintonia a partir de sábado (29) Canal da Rede Legislativa do Senado Federal passará a ser veiculado através do número 10.2

28/08/2020 09h10 | por Diretoria de Comunicação

TV Assembleia, que integra a Rede Legislativa do Senado Federal, passará a ser veiculado através do número 10.2.Créditos: Reprodução

Seguindo a expansão da Rede Legislativa de Rádio e Televisão, a qual o canal de tv aberta da Assembleia Legislativa do Paraná faz parte, a partir do próximo sábado, dia 29, por determinação do Senado Federal, a TV Assembleia passará a ser sintonizada pelo canal 10.2. A alteração acontece também com outros 47 canais da Rede Legislativa.

A mudança, de acordo com a coordenadora da Rede Legislativa da Câmara dos Deputados e vice-presidente da Astral (Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas), Evelin Maciel, será benéfica com impacto positivo na audiência dos canais legislativos, já que ficarão mais próximos das sintonias dos canais comerciais. “O objetivo é popularizar as programações das TVs legislativas, aumentando a audiência das sessões plenárias de votação, reuniões públicas, debates, entrevistas e programas jornalísticos", disse.

Diante da alteração do número de sintonia, a TV Assembleia, assim como outras 47 emissoras que integram a Rede Legislativa, precisarão fazer ajustes na programação e transmissão para que os procedimentos necessários sejam realizados, conforme solicitação dos técnicos responsáveis pela Rede Legislativa.

A diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná e integrante do Conselho Técnico da Astral, Kátia Chagas, ressalta a importância de poder transmitir a programação da TV Assembleia em canal aberto. "É a primeira vez em mais de 160 anos de Assembleia que temos nosso próprio canal de televisão. Esse canal trouxe muito mais transparência para a Assembleia e, finalmente, temos nosso próprio espaço para prestar contas da atividade parlamentar e do trabalho dos 54 deputados. Só tenho a agradecer ao Senado pela parceria e felizmente o Paraná está na Rede Legislativa de Rádio e Televisão".

Estreia - A TV Assembleia passou a ser transmitida em seu próprio canal aberto no dia 05 de maio deste ano. Todo o investimento necessário para que a TV pudesse ser transmitida em canal aberto foi pago pelo Senado Federal, já que o canal faz parte da rede de expansão de televisão do Senado Federal. Outra parceria do projeto é a TV Paraná Turismo (TV Educativa). Além de assistir à programação em TV aberta, também é possível conferir todo o conteúdo no canal 16 da Claro/Net e pelas redes sociais da Assembleia Legislativa do Paraná.

A Rede Legislativa de Rádio e Televisão tem 67 emissoras de TV legislativa em operação com alcance em 250 municípios. Outros 112 canais estão em processo de implantação. Os canais funcionam com o recurso de multiprogramação, o que possibilita o uso do mesmo transmissor para até quatro emissoras independentes. Em Curitiba e região, a TV Senado passará a ser sintonizada no canal 10.1, a TV Assembleia no canal 10.2 e a TV Câmara no 10.3.