“Um dia histórico para os municípios paranaenses”, diz deputado Professor Lemos (PT) no lançamento do programa "Itaipu Mais que Energia" Programa é considerado maior iniciativa de apoio a projetos sociais, ambientais e de infraestrutura da história da Itaipu Binacional.

21/08/2023 15h33 | por Assessoria Parlamentar
Deputado Professor Lemos (PT), líder do Bloco PT-PDT na Casa, durante lançamento do programa "Itaipu Mais Que Energia", em Foz do Iguaçu

Deputado Professor Lemos (PT), líder do Bloco PT-PDT na Casa, durante lançamento do programa "Itaipu Mais Que Energia", em Foz do IguaçuCréditos: Divulgação

Deputado Professor Lemos (PT), líder do Bloco PT-PDT na Casa, durante lançamento do programa "Itaipu Mais Que Energia", em Foz do Iguaçu

Os deputados e deputadas do Bloco PT-PDT na Assembleia Legislativa do Paraná participaram na última sexta-feira (18), em Foz do Iguaçu, do lançamento do programa “Itaipu Mais que Energia”, maior iniciativa de apoio a projetos sociais, ambientais e de infraestrutura da história da Itaipu Binacional. Por meio do programa, serão repassados R$ 931,5 milhões aos 399 municípios do Paraná e mais 35 do Mato Grosso do Sul, num total de 434 municípios, beneficiando 11 milhões de pessoas em 200 mil quilômetros quadrados. Para o deputado Professor Lemos (PT), líder do Bloco no legislativo paranaense, a ação é uma importante iniciativa do governo federal que não está medindo esforços para reconstruir o país. 

“Um dia histórico para os municípios paranaenses. Todos os municípios do nosso estado, além de 35 do Mato Grosso do Sul serão beneficiados com um conjunto de ações que visam o fomento da sustentabilidade. É o governo federal trabalhando para reconstruir nosso país”, disse o deputado Professor Lemos. 

Vice-líder do Bloco PT-PDT, a deputada Luciana Rafagnin (PT) ressaltou que “a Itaipu dá um salto ao disponibilizar recursos voltados para programas de preservação ambiental, para a recuperação de estradas, geração de emprego e renda, entre outras coisas que representam investimentos diretos na qualidade de vida da população paranaense. Em contrapartida, os municípios assumem compromissos de responsabilidade socioambiental, ou seja, têm de devolver um pouco para a natureza do que é explorado para a produção de energia. Esse conjunto de iniciativas semeiam um Paraná mais digno para sua população viver, trabalhar com segurança e projetar futuro”.

A deputada Ana Júlia Ribeiro destacou que a iniciativa traz uma nova perspectiva da Itaipu Binacional e que o lançamento do programa é uma vitória para o Paraná. “Esse lançamento traz uma nova perspectiva da Itaipu Binacional, que é mais do que energia. A Itaipu é também desenvolvimento social, é também desenvolvimento sócio ambiental, é sustentabilidade. É uma iniciativa muito importante que coloca a Itaipu como protagonista no desenvolvimento social e econômico do nosso país, mas sobretudo, do estado do Paraná. É uma vitória de todos os paranaenses”. 

Presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, o deputado Arilson Chiorato disse que a inciativa é importante porque “vai ampliar os trabalhos socioambientais da usina de 54 municípios para todas as 399 cidades do Paraná e mais 35 cidades do Mato Grosso do Sul. É o governo do presidente Lula trabalhando por desenvolvimento social e sustentável para todo o nosso Paraná”. 

A Caixa Econômica Federal (CEF) será parceira do programa, por meio de um convênio que tornará mais simples e transparente o repasse dos investimentos para as prefeituras e instituições. A Ordem de Serviço foi assinada pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, acompanhado do vice-presidente da Caixa, Marcelo Bomfim, durante a cerimônia de lançamento, que reuniu mais de mil pessoas, incluindo cerca de 300 prefeitos e representantes de todos os municípios contemplados.

“Queremos uma Itaipu no modelo preconizado pelo Governo Federal, de união e reconstrução, com respeito às diferenças e às opiniões. Vamos contar com o apoio de todos os prefeitos e prefeitas, e também da Caixa, que colabora com décadas de experiência e transparência, para fazer um país, um Paraná e um Mato Grosso do Sul cada vez mais prósperos e justos”, disse Enio Verri.

Verri abordou uma questão comum entre os prefeitos: a origem dos recursos. “No último dia de fevereiro, a Itaipu quitou sua dívida. O dinheiro que era destinado ao pagamento da dívida, agora pode ir para outros investimentos. Como o Paraguai é nosso sócio, a tarifa é negociada entre os dois países. Graças a essa negociação, podemos retomar essa política de investimentos, que começou com [Jorge] Samek, Nelton [Friedrich] e Gleisi [Hoffmann, ex-diretora financeira de Itaipu, hoje deputada federal]”, explicou o diretor-geral brasileiro de Itaipu.

“A estrutura do Estado tem que servir ao desenvolvimento de todos e todas. A construção da Itaipu deixou um impacto. Recuperar esse impacto e devolver à sociedade brasileira o dinheiro investido na construção da usina é fundamental”, reforçou Gleisi Hoffmann. 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação