Uma semana cheia de boas notícias. Confira.

02/03/2023 12h10 | por Cláudia Ribeiro e Angélica Alves
Podcast Renato Freitas (PT), na quarta-feira (1º)

Renato Freitas (PT), na quarta-feira (1º)Créditos: Orlando Kissner

Renato Freitas (PT), na quarta-feira (1º)

Resumo da semana:

Cláudia: Olá pra você que ouve o que a gente produz em áudio ao longo da semana na Assembleia Legislativa do Paraná.

Angélica: Bem-vindos! Aqui a gente resume pra você o que foi notícia na Casa de Leis.

Cláudia: Entre projetos de lei, instalação e discussões em comissões, entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março, teve muita coisa.

Angélica: Teve a homenagem a pessoas que contribuem na causa das doenças raras, pela deputada Maria Victoria (PP). E foram muitos homenageados, como a neuropediatra, Mara Lúcia Schimidt, que é do hospital pequeno Príncipe.

Cláudia: A luta da deputada e dos especialistas é para aumentar, na rede pública de saúde, o número de testes e exames nas primeiras 48  horas de vida do bebê para que ele possa ser tratado e até mesmo curado de uma doença rara e ter uma vida normal.

Angélica: Você sabia que são cerca de 300 as doenças que podem ser tratadas e curadas caso sejam descobertas nas primeiras horas de vida do bebê? Maria Victoria é autora de leis como a que criou o Fevereiro Lilás, mês que serve para reforçar as ações de divulgação, orientação e capacitação de profissionais da saúde para que consigam detectar uma doença considerada rara com mais agilidade.

(Sobe som)

Cláudia: Outra causa pela qual a Assembleia luta é a racial. Tanto que agora tem uma Comissão para tratar das questões.  E ela começou a funcionar nesta quarta-feira, dia 1º de março.

Angélica: O presidente é um deputado que atua fortemente no combate ao racismo, Renato Freitas (PT). E sabe o que ele contou pra gente no dia que a comissão foi instalada?

Cláudia: Que a nossa Assembleia é a primeira do país a ter uma comissão de igualdade racial, que ele (e a gente, claro) considera um feito histórico. Vamos ouvir a entrevista dele.

(Sonora)

Angélica: Outra Comissão que passou a funcionar esta semana e já com uma sabatina foi a de Obras Públicas, Transportes e Comunicação. Foi na terça-feira, dia 28 de fevereiro. E teve a aprovação de um novo diretor da Agepar, que é uma agência reguladora do Governo do Estado.

Cláudia: Essa é uma das atribuições dessa comissão mesmo, que tem como presidente o deputado Gugu Bueno (PSD). O grupo tem ainda a função de estar atento ao bom funcionamento dos serviços públicos prestados à população, como água, energia, pedágio.  Já no caso da sabatina, é assim: toda vez que o Governo indicar um diretor para órgãos como os reguladores, os deputados precisam sabatinar, ou questionar.

Angélica: É como acontece, por exemplo, com procuradores-gerais ou os ministros dos tribunais superiores, como os do Supremo Tribunal Federal (STF), que são indicados pelo presidente da República, mas precisam passar por sabatinas no Senado. E só depois disso são aprovados (ou não) para as funções.

(Sobe som))

Cláudia: Por falar em assumir novas funções, na quarta-feira, dia 1º, teve a posse de dois deputados, que vão assumir postos não tão novos assim para eles, que já passaram por aqui:  Pedro Paulo Bazana e Wilmar Reichembach, os dois do PSD.

 

Angélica: Bazana entrou no lugar de Marcelo Rangel, que foi convidado para assumir como secretário estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital e Reichembach, vai para a vaga deixada por Marcio Nunes, agora secretário estadual de Turismo.

Cláudia: Eu falei que não é novidade para eles, porque Bazana já foi deputado estadual por um ano e três meses na legislatura anterior e Reichembach já teve dois mandatos como deputado estadual.

Angélica: Então, nossas boas-vindas de volta aos dois. E o nosso tchau para você que nos acompanhou por aqui .

Cláudia: Amanhã a gente volta com a agenda da próxima semana aqui na Assembleia Legislativa cheia de spoiler de uma semana que terá as mulheres como protagonistas. Não que elas não sejam, né???

Angélica:  Sempre serão. Enquanto isso, você pode acompanhar a gente  pela TV Assembleia no canal 10.2, em TV aberta, e no 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do Youtube do Legislativo e, claro, pelas nossas redes sociais. A gente se vê amanhã.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação