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Unale Propõe Agenda Positiva Para Assembléias Legislativas

Para Editoria de PolíticaDistribuído em 10/08/2005Jornalista: Vanderlei RebeloUNALE PROPÕE AGENDA POSITIVA PARA ASSEMBLÉIAS LEGISLATIVASA Unale (União Nacional dos Legislativos Estaduais) vai propor às assembléias legislativas a criação de uma agenda positiva, norteada por projetos de lei, maior interação entre o parlamento e a cidadania e a criação de instrumentos de comunicação que promovam a ação do legislativo.Esses temas foram discutidos nesta semana, em Brasília, durante o Encontro Nacional de Diretores de Comunicação Social das Assembléias Legislativas e Câmara Legislativa do Distrito Federal, promovido pela Unale. O evento teve palestras dos jornalistas Elival Rios, diretor de Jornalismo da Secretaria de Comunicação Social do Senado, José de La Pena Neto, do site Carta do Congresso, e Tales Faria, diretor de Redação da revista Istoé. Vários deputados participaram do encontro, entre eles o presidente da Unale, José Távora (RJ), e o paranaense Ademir Bier.No caso da Assembléia do Paraná, a criação de uma agenda positiva foi antecipada através da aprovação de vários projetos de lei de interesse coletivo, alguns reduzindo substancialmente a carga tributária, especialmente de pequenos empresários e do setor produtivo agrícola. Mídia própria“A criação de uma mídia própria é um instrumento poderoso de contato com a sociedade”, afirmou durante o encontro, em Brasília, o diretor de Jornalismo da Secretaria de Comunicação do Senado, Elival Rios. Ele fez a palestra de abertura do Encontro Nacional de Diretores de Comunicação Social das Assembléias Legislativas e Câmara Legislativa do Distrito Federal.Elival Rios lembrou que em meados dos anos 90 o Senado constatou, através de pesquisa, que apenas 0,25% do que era apreciado, votado e aprovado pela Casa tinha repercussão na grande imprensa, apesar de os senadores examinarem matérias e projetos de grande relevância para o País. A partir dessa constatação, o Senado ampliou e modernizou sua equipe de comunicação, além de criar quatro veículos: Agência Senado de Notícias, Jornal do Senado (em duas versões, uma diária e outra semanal), Rádio Senado e TV Senado.Passados dez anos, o aproveitamento de matérias e temas discutidos no Senado passou de 0,25% para 75%. Paralelamente, foi criado o site do Senado na internet, que em 2004 teve 1,4 milhão de acessos. Além disso, o material jornalístico da Rádio Senado é reproduzido por cerca de 700 emissoras de todo o País. “Não há editor, pauteiro ou repórter de política, seja nos grandes jornais ou na mídia regional, que não acompanhe o site do Senado”, disse o jornalista.
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