A Assembleia Legislativa recebeu os alunos do ensino médio do Colégio Estadual Paulo Leminski, de Curitiba, na manhã desta quarta-feira (10). O presidente Valdir Rossoni (PSDB) fez questão de atender pessoalmente os estudantes e abriu o Plenarinho para uma conversa sobre o funcionamento da Casa e sobre o processo legislativo. A atual gestão, em pouco mais de dois anos, já recepcionou 60 grupos de visitantes, em encontros agendados por diferentes instituições, segmentos organizados ou entidades de classe. Em especial alunos de diferentes instituições e graus de ensino, que têm oportunidade de conhecer o Plenário, a Sala das Comissões Técnicas, os gabinetes parlamentares e um pouco mais sobre as atribuições dos deputados paranaenses. Desde 2011 foram aproximadamente 1.800 visitantes.
Para Rossoni, é no Legislativo que as tendências e posições da sociedade são debatidas, sendo, portanto, o espaço adequado e de excelência para o exercício da democracia. “Temos procurado dar uma atenção especial quando os estudantes vêm à Assembleia. Explicamos como funciona o Poder Legislativo, abrindo para perguntas. E eles têm muitas perguntas. Isso é mais uma forma de viver a democracia”, afirmou.
Os visitantes podem ainda transitar e acompanhar o dia-a-dia da Assembleia, quando da realização das sessões plenárias, das audiências públicas e dos fóruns promovidos pelas comissões técnicas permanentes e pelos deputados. O chefe do Legislativo destacou que a transparência não é apenas algo para figurar na internet, com a publicação das ações administrativas ou legislativas, mas ela se manifesta também na conversa direta com os parlamentares. “A transparência não está apenas na internet. “Temos colocado em prática um jeito diferente, desde quando assumimos a Assembleia. Vivemos um período de muito diálogo com a sociedade. E para que possamos resolver os problemas que existem, temos que contar com a participação da população”, disse Rossoni.
Reforço pedagógico– Para o professor Vergínio Luiz Stangherlin, responsável pela turma do Colégio Estadual Paulo Leminski, a iniciativa de abrir as portas para visitação de estudantes é fundamental, até mesmo para o reforço pedagógico. “Trouxe os alunos porque existe uma disciplina que ministro sobre legislação e segurança ambiental. Quando entrei na sala de aula, eu perguntei aos alunos se eles sabiam sobre as atribuições do Legislativo, do Executivo, e do Judiciário. Eles disseram que não tinham ideia”, destacou o docente, fazendo um balanço também do encontro com o chefe do Legislativo estadual. “Estou feliz e saio satisfeito, porque o resultado da iniciativa foi esplêndido. Quero fazer isso com todas as turmas em que trabalhar a temática da legislação”.
Para Rossoni, é no Legislativo que as tendências e posições da sociedade são debatidas, sendo, portanto, o espaço adequado e de excelência para o exercício da democracia. “Temos procurado dar uma atenção especial quando os estudantes vêm à Assembleia. Explicamos como funciona o Poder Legislativo, abrindo para perguntas. E eles têm muitas perguntas. Isso é mais uma forma de viver a democracia”, afirmou.
Os visitantes podem ainda transitar e acompanhar o dia-a-dia da Assembleia, quando da realização das sessões plenárias, das audiências públicas e dos fóruns promovidos pelas comissões técnicas permanentes e pelos deputados. O chefe do Legislativo destacou que a transparência não é apenas algo para figurar na internet, com a publicação das ações administrativas ou legislativas, mas ela se manifesta também na conversa direta com os parlamentares. “A transparência não está apenas na internet. “Temos colocado em prática um jeito diferente, desde quando assumimos a Assembleia. Vivemos um período de muito diálogo com a sociedade. E para que possamos resolver os problemas que existem, temos que contar com a participação da população”, disse Rossoni.
Reforço pedagógico– Para o professor Vergínio Luiz Stangherlin, responsável pela turma do Colégio Estadual Paulo Leminski, a iniciativa de abrir as portas para visitação de estudantes é fundamental, até mesmo para o reforço pedagógico. “Trouxe os alunos porque existe uma disciplina que ministro sobre legislação e segurança ambiental. Quando entrei na sala de aula, eu perguntei aos alunos se eles sabiam sobre as atribuições do Legislativo, do Executivo, e do Judiciário. Eles disseram que não tinham ideia”, destacou o docente, fazendo um balanço também do encontro com o chefe do Legislativo estadual. “Estou feliz e saio satisfeito, porque o resultado da iniciativa foi esplêndido. Quero fazer isso com todas as turmas em que trabalhar a temática da legislação”.