“Viva em constante transformação: Políticas públicas frente à prevenção do suicídio” Audiência pública organizada pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Paraná terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia.

24/09/2020 11h44 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Audiência pública debate políticas públicas para prevenção ao suicídio.

Audiência pública debate políticas públicas para prevenção ao suicídio.Créditos: Reprodução site setembroamarelo.com

Audiência pública debate políticas públicas para prevenção ao suicídio.

O suicídio é a causa da morte de uma pessoa a cada 40 segundos no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para debater esse tema, o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Tadeu Veneri (PT), coordena uma audiência pública nesta sexta-feira (25) a partir das 19 horas, sobre a formulação de políticas públicas para prevenção ao suicídio.

Profissionais da área de saúde, representantes do Corpo de Bombeiros e o procurador de Justiça do MPPR, Marco Antônio Teixeira, são os convidados da Comissão para conversar sobre o assunto. O primeiro painel da audiência será com Raquel Pinheiros Niehues Antoniassi, psicóloga e professora universitária, e Hellem Luciana Damrat Tchaikovski, enfermeira especialista em saúde mental, com atuação no Hospital Adauto Botelho e no SAMU Curitiba.

Na segunda parte, os palestrantes são com Flávia Caroline Figel, psicóloga do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Paraná; Jair Biatto, secretário de Saúde de Maringá; Márcio Ronaldo Gonçalves e Silva, diretor Regional do SAMU; Comandante Ten.-Cel. QOBM Adriano Barbosa do 5º Grupamento de Bombeiros de Maringá; Tenente Pedro Gonçalves Seki do 5º Grupamento de Bombeiros de Maringá; Coronel Ademar Carlos Paschoal, Comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar do Paraná; Regina Aparecida de Paula, professora e presidente da ONG Decida Viver; e Tatiane Iori Alvim, psicóloga e coordenadora da Ong Decida Viver.

A audiência pública terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, canal 10.2 em tv aberta e 16 pela Claro/Net, além do site e redes sociais do Legislativo a partir das 19 horas desta sexta-feira (25).

Setembro amarelo* - Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

​São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

* Com informações do site setembroamarelo.com 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação