Estamos transformado a crise em oportunidade, destaca deputado Romanelli Estamos transformado a crise em oportunidade, destaca Romanelli

26/03/2020 13h22 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Além da realização da sessão plenária de modo remoto, aplicativo permite que os deputados se conectem ao painel eletrônico do plenário para realizar as votações.

Além da realização da sessão plenária de modo remoto, aplicativo permite que os deputados se conectem ao painel eletrônico do plenário para realizar as votações.Créditos: Dálie Felberg/Assembleia

Além da realização da sessão plenária de modo remoto, aplicativo permite que os deputados se conectem ao painel eletrônico do plenário para realizar as votações.

Se desde segunda-feira (23), em função da crise provocada pela epidemia do Coronavírus, pela primeira vez na história do Poder Legislativo, os 54 deputados estaduais do Paraná, adotaram a votação remota, onde têm participado das sessões plenárias à distância, a terceira sessão, que aconteceu nesta quarta-feira (25), contou com mais uma inovação: os deputados puderam votar por meio de um aplicativo desenvolvido pelos técnicos da Diretoria de Tecnologia da Informação da Casa, em tempo recorde. Uma alternativa inédita nas casas legislativas, como destaca o primeiro secretário da Casa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB).

(Sonora)

O aplicativo é conectado diretamente com o painel de votação da Casa. Assim, os deputados que possuem celular com sistema Android podem votar, através do smartphone e os votos são computados imediatamente no painel instalado no plenário do Legislativo. Para os celulares com sistema IOS, a votação pelo aplicativo deve ocorrer já na próxima semana.

 As discussões e o processo de votação são realizados em formato de videoconferência e Romanelli diz que o novo sistema garante total segurança na manifestação do voto de cada deputado, que tem participado ativamente das sessões, mesmo de longe.

(Sonora)

O primeiro secretário enfatiza que o trabalho na Assembleia não pode parar, porque tanto Governo do Estado como como os deputados estão apresentando projetos que devem auxiliar a população do Paraná nesse momento delicado, referentes à isenção e suspensão de pagamentos por parte das empresas e da própria comunidade. Medidas urgentes listadas por Romanelli.

(Sonora)

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação