Cristina Silvestri


Cristina Silvestri é uma historiadora de Guarapuava, região Central do Paraná. Sua trajetória na vida pública começou cedo, incentivada pela família, composta em sua maioria por políticos. Foi casada com o saudoso Cezar Silvestri, ex-deputado estadual, ex-deputado federal e ex-secretário de Estado. Nestes períodos, Cristina se aproximou ainda mais da política. Na época, assumiu, por vontade própria, a tarefa de receber pessoas, ouvir e encaminhar solicitações, cultivando, ainda mais, a sua sensibilidade para o lado humanitário.

Em Guarapuava, já foi Secretária de Assistência Social, onde desenvolveu projetos importantes voltados, principalmente, ao combate às drogas.

Em 2015, assumiu seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Em 2019, retornou à Casa de Leis para o seu segundo mandato, eleita com mais de 48.805 votos, sendo a deputada mais votada do PPS Paraná nas eleições de 2018.

Atualmente, o trabalho parlamentar de Cristina Silvestri está presente, também, em cinco comissões permanentes da Alep: Comissão de Constituição e Justiça (CCJ); Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Comissão de Esporte; Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Comissão de Saúde Pública.

Semanalmente, Cristina recebe em seu gabinete lideranças de todo o Paraná para debater propostas e projetos que influenciam a qualidade de vida nos municípios. O trabalho de Cristina continua, também, em visitas ao interior, feitas por ela aos finais de semana.

Cristina Silvestri é mãe do prefeito de Guarapuava e ex-deputado estadual, Cesar Silvestri Filho, da dentista Tereza Cristina Silvestri Almeida, e avó de quatro netos.

LEIS

Em sua primeira passagem pela Alep, Cristina viabilizou conquistas importantes para a comunidade paranaense através de Projetos de Lei que foram aprovados na Casa e sancionados pelo Governo do Estado. Um deles é o Botão do Pânico (Lei 18.868/2016), já em funcionamento em municípios do Paraná, e que tem como objetivo proteger mulheres vítimas de violência e que estejam em medida protetiva.

Outras leis importantes propostas por Cristina – e também em funcionamento – são:

Lei da Pesca Esportiva (19.122/2017) - Voltada para o estímulo ao turismo e à preservação ambiental de diversos municípios banhados pelo Rio Iguaçu. Incluiu o Campeonato Paranaense de Pesca Esportiva no Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Paraná.

Lei do Óleo Cozinha (19.260/2017) - Estabelece regras para o descarte e reciclagem de óleos vegetais e animais de uso culinário e seus resíduos.

Lei do Imigrante Italiano (19.416/2018) – Instituiu o dia 21 de fevereiro como o Dia Estadual do Imigrante Italiano. A data passou a ser oficialmente lembrada no Paraná com atividades oficiais, em homenagem aos imigrantes que aportaram pela primeira vez no litoral paranaense a partir do ano de 1875.

Capital da Cevada e do Malte (19.439/2018) – Concedeu o título de Capital Paranaense da Cevada e do Malte a Guarapuava. O município tem se destacado há mais de uma década no Paraná, pela maior produção de cevada cervejeira em tonelada de grãos; assim como os melhores índices de cevada por hectare, abastecendo grande parte das cervejarias brasileiras.

Minha Bike (Lei 19.722/2018) - Obriga que estabelecimentos comerciais do Paraná emitam, no momento da compra na nota fiscal, o número de série das bicicletas. O objetivo é impedir a fragilidade do sistema, que até então não dava segurança na compra do produto porque a falta desse registro na nota fiscal impedia a comprovação de propriedade em caso de furto.

Programa de Combate ao Bullying (19.775/2018) – implanta no Paraná o Programa de Combate ao Bullying. O objetivo é fazer com que a detecção de casos de bullying seja precoce e não após decorridos os traumas.

* (As informaçõs contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Cristina Silvestri - PPS

Gabinete: 6º andar – sala 601 (prédio dos gabinetes)

Telefone(s): (41) 3350-4233

E-mail: cristinasilvestri@alep.pr.gov.br

Clique aqui para acessar todas as leis do(a) deputado(a)