Enio Verri
www.enioverri.com
Enio José Verri nasceu em Maringá, em 27 de março de 1961. É deputado estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores do Paraná. Também é professor licenciado do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde foi admitido em 1997.

Formado em Economia pela UEM em 1985, conquistou o título de mestre, pela mesma universidade, em 1998, com a tese “O desenvolvimento recente da indústria paranaense”. É doutor em Integração da América Latina (2003), pela USP (Universidade de São Paulo), com o trabalho “Reestruturação produtiva do Paraná nos anos 90: o papel da globalização e do Mercosul. Ingressou no Partido dos Trabalhadores em 1985.

Foi secretário de Fazenda da prefeitura de Maringá na gestão do prefeito José Cláudio Pereira Neto, entre 2001 e 2003 e também secretário de Governo do município entre 2003 e 2004. No final de 2004, assumiu o cargo de Assessor Técnico da Presidência da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. Em 2005 foi convidado pelo ministro Paulo Bernardo para ser chefe de gabinete do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, onde permaneceu até 2006, quando foi eleito deputado estadual pelo PT.

Ao tomar posse na Assembléia Legislativa do Paraná, foi convidado pelo governador Roberto Requião a integrar a equipe de governo, assumindo a Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral.

Sua primeira medida na Secretaria foi traçar como meta a elaboração do planejamento estratégico de governo, consolidado na criação da Política de Desenvolvimento Econômico do Estado (PDE). A PDE refletiu a disposição do governo de recuperar seu papel histórico no contexto do desenvolvimento econômico e social do Estado, definindo como prioridade a promoção da justiça social. Verri contribuiu ainda no planejamento dos programas prioritários do governo estadual e instituiu uma série de mecanismos que facilitam o gerenciamento público do orçamento do Estado e de monitoramento e coordenação de ações de governo.

Em novembro de 2009 foi eleito presidente do PT Paraná, com 75% dos votos - o partido realiza eleições diretas para escolher seus dirigentes em todos os níveis. Em 31 de dezembro de 2009 Verri deixou a equipe do governador Roberto Requião para reassumir seu mandato na Assembléia Legislativa. A posse do deputado como presidente do PT Paraná acontece no dia 6 de fevereiro de 2010.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação