Hussein Bakri tem a política correndo nas veias e pulsando no coração. Com 80% de aprovação junto à população e considerado o segundo melhor prefeito do Paraná, Hussein Bakri exerceu dois mandatos consecutivos como prefeito de União da Vitória (2001-2008), sua cidade natal. Foi também o primeiro prefeito reeleito no município.

Filho de Ali Hussein Bakri e Amné Ali Bakri, que chegaram do Líbano no ano de 1961, Hussein nasceu em 24 de novembro de 1965. Trabalhou desde criança na loja da família. Casou-se com Rosane de Oliveira Castro Bakri, com quem teve duas filhas: Gabrielle e Marina. Hoje, a família tem a alegria de quatro lindos netos: Anthony, Francisco, Miguel e Giulia. É na família que Hussein se apoia e ganha forças para persistir com seus projetos políticos.

Hussein Bakri ingressou na carreira política em 1988, quando foi eleito o mais jovem vereador de União da Vitória. No ano de 2000 se elegeu prefeito da cidade, e foi reeleito ao cargo em 2004. Durante seus dois mandatos, trouxe mais desenvolvimento e qualidade de vida para os munícipes. Teve como foco a construção de creches, centros comunitários e postos de saúde. Viabilizou o asfaltamento de mais de 50 quilômetros de ruas, o que ajudou na valorização de bairros mais afastados. Como viveu a realidade de estudar em escola pública, teve total engajamento no projeto de distribuição de apostilas e uniformes escolares em toda a rede municipal. Transformou a FACE (Fundação Municipal Faculdade de Ciências Econômicas de União da Vitória) em um Centro Universitário, a UNIUV. Com Hussein na administração municipal, a mortalidade infantil foi reduzida e comparada aos níveis de países de primeiro mundo.

Em 1998, concorreu pela primeira vez ao cargo de deputado estadual. Em 2010, concorreu novamente, ficando na suplência. No pleito de 2014, foi eleito para uma cadeira na Assembleia Legislativa pelo PSC, com 26.682 votos. Além de lutar por desenvolvimento e progresso para União da Vitória e a região Sul do Paraná, em pouco tempo de mandato já foi indicado para ser vice-líder do Governo e presidente da Comissão de Educação.

A partir de 2019, exercendo o segundo mandato seguido como deputado estadual pelo PSD, ocupou a função de líder do Governo na Casa, além de ter sido presidente da Comissão de Educação e membro titular da Comissão de Constituição e Justiça. Para o seu terceiro mandato na Assembleia, foi reeleito em 2022 com mais de 97 mil votos e reconduzido ao posto de líder do Governo.

Também atua em mais de 100 municípios do Paraná, em parceria com prefeitos, vereadores e lideranças políticas locais.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Veja mais notícias de Hussein Bakri
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação